Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2008 - 11:18

Lula reconhece dificuldades na Rodada Doha, mas diz que continua otimista

Lisboa (Portugal) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu no dia 25 de julho (sexta-feira),haver dificuldades de negociação na Rodada Doha. Ele afirmou, entretanto, que "continua um ativista" da rodada e que acredita em "um ponto de equilíbrio".

"Transforme a dificuldade que tem uma pessoa para comprar um simples carro numa negociação que envolve centenas de países com interesses escusos e com milhares de pessoas interessadas naquilo, e verá o quanto é difícil", disse Lula ao receber os jornalistas na sede da embaixada brasileira em Lisboa.

Segundo o presidente, para ocorrer um acordo seria necessário que vários países fizessem concessões. "Os americanos têm o compromisso de reduzir os subsídios agrícolas. Do lado europeu, é preciso que eles flexibilizem para que os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento cheguem ao seu mercado. E os países do G20 têm que flexibilizar em produtos industriais", lembrou o presidente.

Lula disse ainda que, apesar das ressalvas, está otimista quanto ao desfecho das negociações. "Tenho clareza que a inteligência humana obrigará os governantes do mundo inteiro a terem consciência de que é possível um acordo na Rodada Doha."| Por: Elaine Patricia Cruz/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira