Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 09:56

Furg entrega projeto para recuperação do rincão da cebola

Professores e técnicos do Departamento de Materiais e Construção da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) entregaram, no dia 3 de julho (quinta-feira), no final da tarde, ao superintendente do Porto do Rio Grande, Sinésio Cerqueira Neto, o projeto executivo de engenharia para reconstrução e recuperação do cais do Rincão da Cebola (Setor Oeste do Porto Velho). O projeto contratado pela Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) tem como objetivo possibilitar a revitalização da área para torná-la um local turístico e de lazer.

Inicialmente, o projeto baseou-se nos dados repassados pela Suprg à Furg, que compreenderam os estudos subaquáticos de inspeção visual do cais do Setor Oeste (verificação das condições do cais e sondagem geotécnica do solo), onde foi analisada a qualidade e a resistência da estrutura. Com esses dados, o Departamento de Materiais e Construção da Furg, elaborou estudo de engenharia das alternativas para a estabilização das avarias, revitalização e reconstrução do cais do Rincão da Cebola. O trabalho técnico desenvolvido pela Furg abrangeu pesquisa de alternativas técnicas e suas viabilidades, resultando na escolha, por parte da Suprg, da melhor opção das três apresentadas pelo Departamento. A partir disso, foi desenvolvido o projeto executivo de engenharia, ou seja, o detalhamento minucioso de todas as etapas da obra, incluindo a execução de memorial descritivo, cálculos estruturais, especificações de materiais, orçamento e cronograma. Com essa etapa vencida, a Suprg inicia os procedimentos licitatórios para a contratação da empresa vencedora que executará a obra, que inclui a recuperação de 210 metros e a reconstrução total de 190 metros de cais. O prazo para execução do empreendimento será de 12 meses, devido à complexidade dos trabalhos envolvidos. Os recursos para a realização da obra, 1,8 milhão, já estão disponíveis no orçamento 2008 da Suprg. Através da parceria com a Suprg a Prefeitura Municipal do Rio Grande, ficará responsável pela execução da parte urbanística do projeto do Rincão da Cebola.

Projeto:No projeto do Rincão da Cebola estão previstos: estacionamentos para 180 carros e para oito ônibus de turismo; praça seca; passarela para pedestres e ciclovia junto ao cais; parque temático; área para pesca amadora, contando com um trapiche com piso em madeira que avança 35 metros para dentro do mar; área para bar/restaurante, sendo aproveitado o antigo farolete existente no local; quiosque de controle e área para manobra de embarcações; rampa de acesso para pequenas embarcações no mar; playground; guarita de segurança; praça das palmeiras, com chafariz; e anfiteatro ao ar livre, com capacidade para 500 pessoas, com sanitários, lojas, lanchonetes, terraço a três metros de altura com vista para o mar, um escritório para administração do local e um bilheteria para venda de ingressos para passeios náuticos. Além disso, o projeto apresenta um belo trabalho paisagístico, incluindo diversos tipos de árvores e de plantas próprias para as características do local. || www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: