Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn visita o Brasil e vai tratar de comércio bilateral

O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, realiza visita oficial ao Brasil, devendo cumprir programação em Brasília no dia 1º de fevereiro, quando será recebido pelo ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim.

Trata-se da primeira visita oficial do Chanceler Asselborn ao Brasil. Será discutida a realização de uma próxima visita do Grão-Duque Henri do Luxemburgo ao Brasil. Os dois ministros examinarão também formas de diversificar o comércio bilateral e estimular os investimentos. Em 2006, as exportações brasileiras para Bélgica e Luxemburgo (computadas conjuntamente) cresceram 39,7%, e as importações, 33%, totalizando corrente de comércio de cerca de US$ 4 bilhões.

O Luxemburgo constitui importante praça financeira na Europa e conta com a presença de vários bancos brasileiros. O setor siderúrgico luxemburguês é tradicionalmente associado à siderurgia brasileira. No contexto de sua visita ao Brasil, o ministro Asselborne esteve na usina da Arcelor, em João Monlevade (MG).

No nível multilateral, os dois países mantêm coordenação e compartilham diversas posições no âmbito das Nações Unidas. O Luxemburgo manifestou apoio ao Projeto de Resolução do G-4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. Na Organização Mundial do Comércio, ambos os países defendem o estabelecimento de regras claras para o comércio internacional e apoiam a pronta conclusão das negociações da Rodada Doha.

O Brasil e o Luxemburgo estão empenhados em estimular o processo de aproximação dos blocos regionais de que são membros-fundadores - Mercosul e União Européia -, com vistas à conclusão do Acordo de Associação Inter-Regional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira