Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2008 - 09:38

Evento busca firmar Santos como referência no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à logística

O seminário LOGIN é uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santos, em parceria com as principais entidades da região, e trará cases de sucesso de empresas santistas que desenvolveram soluções para grandes companhias como Rodrimar, Fertimport e Cosipa.

Acontece no dia 19 de junho (quinta-feira), a partir das 9 horas, a primeira edição do LOGIN – Seminário de Tecnologia da Informação Aplicada à Logística, um evento que busca firmar Santos como referência no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à logística e assim fazer com que a cidade funcione como um verdadeiro centro de inteligência de negócios e inovação tecnológica, gerando valor agregado à indústria paulista e ao mercado de comércio exterior. O Seminário é uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santos, em parceria com a Associação Comercial de Santos – ACS, Prefeitura Municipal de Santos, Sebrae-SP, Ciesp-Santos e Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM.

O evento será realizado dentro de um cenário muito favorável ao setor de tecnologia da informação – TI, afinal, ano a ano, Santos vem se destacando e inovando neste mercado, principalmente no atendimento de demandas dos usuários do Porto de Santos. O objetivo final do LOGIN é tornar a cidade um centro de excelência em tecnologia, a exemplo de outras no País. Encontramos aqui empresas que, além de deter tecnologia de ponta, direcionam seus produtos e serviços para o atendimento do principal mercado gerador de riquezas, o porto santista.

Silvana Pompermayer, gerente regional do Sebrae-SP, acredita que Santos pode realmente se firmar como referência em tecnologia. “Acredito que dentro desta área de T.I. temos vários eixos que podem ser explorados. Hoje podemos considerar que atuam na região referências empresariais de logística e de sistemas. Integrar uma grande rede de serviços que possam atuar no município e região como apoio competitivo ao setor de logística poderia ser um grande diferencial de desenvolvimento econômico e social”, afirma.

Ronaldo de Souza Forte, diretor do Ciesp-Fiesp Regional Santos, lembra ainda que, a comunidade da Baixada Santista está preparada tanto com condições físicas, como de pessoal técnico competentes para suprir o novo mercado. “As instituições de ensino superior existentes na região e a proximidade com o centro econômico e comercial do PIB de São Paulo já vêm reconhecendo e usando os recursos da referida região no suprimento de tão importante vocação”. Ele lembra ainda que, “a Baixada Santista tem o compromisso de sediar o maior porto da América do Sul, e como tal, está com projetos de ampliações a médio prazo, que quase triplicarão o seu potencial de movimentação das cargas do comércio exterior brasileiro, ninguém tem dúvidas de que os investimentos em TI&C na região se tornarão referência internacional”.

Na opinião do vice-presidente da ACS, João Luiz Zanethi, o evento pode ter um resultado ainda mais amplo. “Acho que Santos pode se tornar referência em TI como um todo. Esse seminário vai discutir especificamente um tema que é a logística, mas a Associação Comercial de Santos tem trabalhado com seus parceiros para que a cidade se torne, de fato, um pólo tecnológico. Acreditamos muito nisso, pois não se trata de um objetivo de uma entidade apenas. Temos os mais importantes atores da nossa região comprometidos em desenvolver ações para a criação de um ambiente propício para isso. APL de TIC não nos deixa mentir. O projeto nasceu de uma iniciativa da ACS com a Prefeitura, Sebrae-SP, AGEM e Ciesp-Santos. Hoje, outras quatorze entidades já garantiram apoio”. Ele completa ainda afirmando que, todos serão beneficiados com o crescimento do setor de tecnologia. “Não só a comunidade, com a abertura de novos postos de trabalho, mas também outros segmentos, principalmente os ligados às atividades portuárias”.

No LOGIN, os empresários presentes poderão conhecer cases de sucesso de empresas santistas que desenvolveram soluções de T.I. para empresas do Porto de Santos, entidades de classe do setor portuário e também para indústrias do Pólo Industrial de Cubatão. De forma inovadora, no Seminário os cases não serão apresentados pelas empresas que desenvolveram as soluções mas, sim, por seus clientes, ou seja, àquelas que se beneficiaram da tecnologia desenvolvida, entre elas, Rodrimar, Fertimport e Cosipa, que contarão suas experiências e os resultados obtidos com a utilização de tecnologias locais. Outro destaque fica por conta da participação do BNDES que trará opções de linhas de crédito para as empresas que buscam investir em tecnologia.

“Cremos que nada qualifica mais um produto do que o cliente demonstrar sua eficácia. A partir dessa premissa, convidamos importantes empresas do setor, que utilizam soluções tecnológicas desenvolvidas e fornecidas por empresas locais de TIC. Imaginamos que este formato inspirará outras grandes a também mostrarem seus cases de sucesso nas próximas edições do evento, multiplicando as boas práticas de gestão nesse mercado”, acrescenta Santiago Carballo, consultor do APL de TIC de Santos, pela ACS, e um dos mentores do evento.

Realizado pelo APL de TIC de Santos, o LOGIN conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA, Strong Solutions, Consuldata e Prodesan. Conta com o apoio do BNDES, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, da Incubadora de Empresas de Santos, do Instituto de Pesquisa A Tribuna – IPAT, A Tribuna Digital e CertainLines. A organização do LOGIN é feita pelas empresas Quest Consultoria, NatComp e Fire Mídia – Comunicação, Internet e Eventos.

O LOGIN será realizado neste dia 19 de junho, das 9 às 18 horas, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, localizada na Rua Dr. Artur Assis, 47, no Boqueirão em Santos. A apresentação dos cases terá início às 10 horas. Às 12h30 os presentes são convidados para um almoço de negócios. E está previsto um coquetel lounge para fechar o Seminário a partir das 18 horas. Faça seu credenciamento no site do evento no endereço www.seminariologin.com.br. O evento é gratuito.

LOGIN – Seminário de Tecnologia da Informação Aplicada à Logística 19 de junho de 2008, das 9 às 18 hora, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, localizado na Rua Dr. Artur Assis, 47, no Boqueirão – Santos (SP). www.seminariologin.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: