Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2022 - 08:44

Wärtsilä inaugura workshop inédito no Brasil


Especializado no reparo de gearbox de turbinas eólicas.

O grupo tecnológico Wärtsilä anuncia a inauguração de workshop especializado em serviços de reparo de gearbox para turbinas eólicas. Este é o primeiro centro de serviços dedicado a este fim, com bancada de teste em carga, em toda a América Latina e está localizado em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, região Nordeste do Brasil.

Grande diferencial do workshop, a bancada de teste é composta por dois motores AC de 1,5MW e um gearbox utilizado para simular o torque em operação. Com esse setup é possível testar o equipamento reparado com a carga total de operação, ou parcial, a depender da potência de cada modelo. O recurso de teste auxilia na identificação de possíveis falhas antes que ocorra a montagem da caixa multiplicadora na turbina eólica.

—Ao oferecer a possibilidade de reparar e testar os gearboxes no país, estamos ajudando a reduzir os custos diretos de energia, contribuindo para aumentar a disponibilidade operacional dos parques eólicos e, consequentemente, ajudando a maximizar o uso da energia eólica na matriz energética brasileira —observa Jorge Alcaide, Energy Business Director, AMER, Region South e Managing Director da Wärtsilä Brasil.

Além de estar em sinergia com o propósito de impulsionar a transição energética, para a Wärtsilä, outra vantagem de instalar um workshop desse tipo no Brasil é poder contribuir para criar fluxos de receita para os donos de ativos.

— Ao invés de enviar as caixas multiplicadoras para a Europa, principal hub de fabricação dessas unidades, nossos clientes já podem contar com a solução de fazer o reparo localmente, com a mesma competência e qualidade oferecidas no exterior, porém beneficiando-se de mais economia e menos tempo gasto com o trâmite dessa operação— salienta Alcaide.

O Brasil possui a sétima maior capacidade instalada de energia eólica do mundo, com mais de 20 GW distribuídos em mais de dez mil turbinas, e a expectativa é atingir o marco de 25 GW em 2025. Pensando nisso, em 2018 a Wärtsilä assinou contrato de parceria com um dos principais fabricantes de gearbox do mundo para atender principalmente as demandas do mercado nacional.

A escolha pela localização no Nordeste é estratégica, pois é onde grande parte de turbinas eólicas opera devido à forte incidência de ventos. O mercado brasileiro de energia eólica representa 11,4% da energia total produzida no país – o equivalente a 21,1 GW, sendo 16,4 GW provenientes da região Nordeste.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira