Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2022 - 09:49

Consumo de energia elétrica em dezembro cai 1,3%, diz CCEE


Recuo foi puxado pela menor participação do ambiente regulado, que fornece energia para pequenos consumidores, como residências e comércios menores.

A demanda por energia elétrica no Brasil em dezembro do ano passado foi de 65.346 megawatts médios, segundo dados prévios da Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O volume representa uma retração de 1,3% em relação ao mesmo período de 2020.

O declínio foi puxado pela redução de 4,7% no mercado regulado (ACR), onde estão os consumidores de menor porte, como residências e pequenos comércios. No mercado livre (ACL), que abastece indústrias e grandes empresas, houve alta de 6,1% na comparação anual.

No monitoramento, a CCEE também considera fatores que podem influenciar esses dados. Um deles é a migração entre os dois ambientes, livre e regulado. Se desconsiderarmos os consumidores que se deslocaram entre esses mercados nos últimos 12 meses, o ACR teria uma redução de 2,7%, enquanto o ACL teria crescido 1,8%.

Outro fator que pode reduzir o consumo do mercado regulado é o uso de painéis fotovoltaicos instalados em empreendimentos comerciais ou residenciais, conhecidos como Geração Distribuída (GD). Nesse caso, quem produz sua própria energia deixa de demandar parte de sua necessidade energética da rede. Se não houvesse esse tipo de sistema, o ambiente teria apresentado redução menor, de 3,4%.

. Consumo de energia elétrica em dezembro | 2021 x 2020:

Consumo regional — Na avaliação regional, o Paraná foi o estado com a maior alta no consumo de energia, de 7%. Em seguida, Pará, Roraima e Sergipe registraram crescimento de 4%. Na outra extremidade do ranking, ficaram o Rio de Janeiro, com recuo de 8%, e o Espírito Santo, que apresentou retração de 6%.

Geração de energia — Em dezembro as hidrelétricas entregaram 4,2% mais energia em relação ao mesmo período de 2020, resultado das chuvas registradas no fim do ano passado. Com cenário hidrológico mais positivo, a participação das termelétricas na geração reduziu em 16,5%. Os parques eólicos produziram 3,1% mais eletricidade e as usinas solares aumentaram o volume produzido em 58%.

A CCEE — A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia —no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo — por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira