Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2008 - 07:56

Lula defende aumento das relações comerciais na América Latina

A defesa foi feita durante o 2º Encontro Empresarial Brasil – Sica em El Salvador.

Brasília - Na abertura do 2º Encontro Empresarial Brasil – Sica (Sistema para a Integração Centro-Americana), em San Salvador (El Salvador), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no dia 29 de maio (quinta-feira), que a recessão da economia dos Estados Unidos é uma brecha para a América Latina intensificar as relações comerciais.

“Ou nós procuramos consolidar outras parceiras entre nós, procurar outros nichos de mercado entre nós, ou correremos o risco de fazer com que essa crise resulte em prejuízos para quem não teve coragem de procurar novas parcerias”, disse Lula.

De acordo com o presidente, os negócios entre o Brasil e os países do Sica cresceram 280% de 2003 a 2007, passando de US$ 549,7 milhões para US$ 1,7 bilhão. Ele disse que as cifras podem aumentar ainda mais e citou como oportunidades de parcerias as áreas agrícola e, em especial, de biocombustíveis.

Lula convocou os empresários brasileiros e centro-americanos a investir. “O fato é que boa parte da agenda que Brasil e Sica estão implementando depende do setor privado”. Ele anunciou que o Brasil será sócio extra-regional de um banco de integração da América Central. Ressaltou também que está em negociação um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Sica.

O presidente voltou a defender o biocombustível brasileiro. Ele pediu apoio aos governantes do Sica para rebater as críticas de que o etanol e o biodiesel ameaçam a produção mundial de alimentos. “Temos de provar, por meio de ações, que o etanol e o biodiesel podem produzir em harmonia com nosso princípio de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O encontro empresarial foi aberto também pelo presidente salvadorenho, Elias Antonio Saca. A delegação brasileira contou com a participação de 39 empresários.

Também participaram do evento 150 executivos de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá - países que integram o Sica – e República Dominicana, além de entidades como a Federação de Câmaras de Indústria da América Central, a Federação de Câmaras de Exportadores da América Central, a Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador e a Associação Salvadorenha de Indústrias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira