Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2021 - 09:04

Vibra Energia e Copersucar se unem para criar nova comercializadora de etanol

Joint Venture, que será a maior Comercializadora de Etanol do Brasil, vai aumentar a competitividade no setor.

Rio de Janeiro e São Paulo, 30 de agosto de 2021. A Vibra Energia e a Copersucar S.A. anunciam, neo dia 30 de agosto (segunda-feira), a criação de uma comercializadora de etanol por meio de uma joint venture (JV).

O foco desta nova empresa será a comercialização de etanol anidro e hidratado. O objetivo é criar uma plataforma integrada de comercialização de Etanol, aberta a todos os produtores, distribuidores e brokers que queiram realizar negócios com a JV, para tornar as operações neste segmento ainda mais produtivas. Através da expertise dos sócios e das sinergias geradas, a comercializadora de etanol irá agregar valor para toda cadeia do etanol, aumentando a eficiência e beneficiando todo o mercado.

A escala gerada pela nova comercializadora de etanol vai permitir melhor otimização logística, com o monitoramento constante e uma visão ampla de todos os processos da cadeia em tempo real.

Embora a prioridade seja melhor atender o mercado nacional, cujas atividades serão majoritárias, a nova empresa atuará em linha com os negócios atuais da Vibra Energia e da Copersucar, tanto na importação, quanto na exportação de etanol.

— Com esta parceria, a Vibra Energia e a Copersucar ampliam sua escala de atuação em um dos maiores mercados de etanol do mundo, possibilitando acesso a esta plataforma de comercialização a todos os players interessados. Queremos oferecer o biocombustível de forma otimizada e confiável, gerando competitividade para o setor, o que por sua vez irá trazer impactos positivos para o consumidor final. Essa é mais uma demonstração do reposicionamento da Vibra Energia, que busca negócios focados na transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis — afirma Wilson Ferreira Jr, CEO da Vibra Energia.

— Essa parceria está totalmente alinhada à pauta ESG, com a comercializadora de etanol tendo a ambição de desempenhar papel relevante no apoio à transição energética e descarbonização da frota de veículos leves nacional. São duas sólidas empresas brasileiras reforçando seu compromisso com o país no desenvolvimento do mercado de biocombustíveis — conclui João Teixeira, CEO da Copersucar.

A Vibra Energia irá adquirir da Copersucar ações representativas de 49,99% do capital social da Comercializadora de etanol pelo valor de R? 4.999.000,00, mantendo a Copersucar participação de 50,01%, em uma sociedade que será constituída com capital social de R? 10 milhões de reais. Após as devidas aprovações da operação pelas autoridades competentes, para a entrada em operação, as acionistas irão aportar na nova sociedade mais R? 440 milhões, na proporção de suas participações.

A nova comercializadora terá gestão alinhada entre seus acionistas e seguirá as melhores práticas de governança e conformidade, com a transparência necessária perante os órgãos reguladores e demais stakeholders. Não haverá aporte de ativos imobilizados, contudo, a parceria poderá acessar a estrutura e os ativos dos sócios, incluindo as operações logísticas.

A conclusão do negócio ainda está sujeita a determinadas condições precedentes, entre elas a análise dos entes competentes, como o CADE e a ANP.

A Vibra Energia — Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes e uma das maiores empresas de energia do país, a Vibra Energia caminha para a transição energética. A companhia entrou em novos mercados e vem investindo na melhoria dos seus padrões de governança e nos temas ESG. No mercado de energia, a Vibra atua por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústria, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, que possui mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Mais informações em: https://www.vibraenergia.com.br

Perfil — A Copersucar S.A. é a líder mundial na comercialização de açúcar e etanol. Atuando como uma plataforma, seu modelo de negócio é único, combinando a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade e forte pegada sustentável. O etanol e o açúcar são produzidos por 34 usinas associadas, a partir de um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização incluindo terminais próprios e acesso ao sistema dutoviário.

A companhia é líder e referência nos dois maiores mercados de etanol do mundo, Brasil e Estados Unidos, atendendo também à demanda americana por meio da sua subsidiária Eco-Energy LLC, mantendo uma infraestrutura logística com 10 terminais próprios para comercializar 10 bilhões de litros de etanol.

A Copersucar comercializa açúcar em todos os continentes, movimentando mais de 14 milhões de toneladas de açúcar por ano através da sua controlada Alvean Sugar SL, que atua a partir de escritórios localizados em Genebra, Hong Kong, Bangcoc, Xangai, Bilbao, Miami e São Paulo. | www.copersucar.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira