Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2008 - 11:09

É lançado o primeiro etanol sustentável verificado do mundo

Gothenburg, Suécia, 26 de maio - A companhia sueca SEKAB anunciou hoje que é a primeira companhia do mundo a fornecer etanol sustentável verificado. Este etanol, de cana-de-açúcar brasileira tem garantia de qualidade a partir de perspectivas ambientais, climáticas e sociais.

"Os consumidores e outros grupos de interesse precisam de garantias de que o etanol é comprovadamente sustentável", disse Anders Fredriksson, Vice-Presidente Executivo da SEKAB BioFuels & Chemicals.

A SEKAB desenvolveu, juntamente com produtores brasileiros progressistas, critérios que cobrem todo o ciclo de vida do etanol, desde os campos de plantação da cana-de-açúcar até seu uso em veículos tipo flexi-fuel(FFV).

Os critérios estão em linha com as demandas destacadas nos processos em andamento sendo realizados por organizações tais como as Nações Unidas (UN), União Européia (EU), Organização Internacional do Trabalho (ILO) e diversas ONGs.

As exigências têm tolerância zero com respeito ao trabalho infantil, condições de trabalho não organizadas (trabalho escravo) e ao desmatamento das florestas tropicais. Existem também exigências a respeito das condições de trabalho, leis trabalhistas e salários.

A colheita hoje deve ser no mínimo 30 por cento mecanizada e isto irá aumentar para 100 por cento até 2014.

Com referência ao clima, as demandas resultarão em uma redução nas emissões de dióxido de carbono a partir do cultivo, produção e transporte em, no mínimo, 85 por cento em comparação com a gasolina.

Uma companhia internacional e independente de verificação irá fazer auditoria em todas as unidades de produção duas vezes por ano, para garantir que os critérios estabelecidos sejam cumpridos.

"Esta iniciativa é a primeira deste tipo no mundo e um grande passo para acelerar a substituição da gasolina e do diesel", disse Anders Fredriksson. "Os critérios serão gradualmente desenvolvidos durante os próximos anos e estarão sincronizados com as regulamentações internacionais quando elas forem aplicadas".

A SEKAB fornece cerca de 90 por cento de todo etanol na Suécia nos combustíveis E85 e ED85 (etanol para veículos pesados).

"A primeira colheita de cana-de-açúcar para o etanol sustentável verificado acaba de ter início", explica Anders Fredriksson. "Mais de 100.000 proprietários suecos de carros que usam combustível E85 estarão enchendo seus tanques com etanol sustentável verificado a partir de Agosto".

Perfil da SEKAB - A SEKAB se concentra no desenvolvimento do mercado do bioetanol no norte da Europa e na construção e operação de instalações de produção de etanol. A SEKAB é também uma das líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologia e processos de produção do etanol a partir de celulose, com uma usina piloto em operação desde 2004. Seu principal escritório e usina piloto estão localizados em Ornskoldsvik, na Suécia. | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira