Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2021 - 08:53

Neoenergia cria solução de gestão e análise de dados em linhas de transmissão


Novo sistema prevê redução do tempo de indisponibilidade e aponta uma taxa de erro na localização da falha abaixo de 2%.

A Neoenergia, em parceria com o Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITi) – empresa júnior do centro de informática da UFPE, acaba de desenvolver uma solução para corrigir com rapidez e efetividade possíveis falhas em equipamentos de Transmissão da empresa. O sistema, denominado de Gestão e Análise de Linhas de Transmissão (GALT), utiliza metodologias ágeis e se tornou o mais novo projeto de inovação da companhia para reduzir indisponibilidades após ocorrências naturais do processo técnico de operação.

A criação e o desenvolvimento foram realizados entre as áreas de Inovação e Sustentabilidade e de Operação e Manutenção (O&M) de Transmissão, contando ainda com as validações feitas pelo departamento de TI.

Com o objetivo de realizar e dispor a análise prévia de eventos de desligamento de linhas de transmissão, o sistema utiliza dados das oscilografias (metodologia de localização de faltas por sequência negativa) e indica as possíveis causas de ocorrências identificadas. Até o momento do lançamento, foram analisados 37 casos de falhas reais, que incorporam o Sistema Interligado Nacional, com características diferentes: fases envolvidas, impedâncias de contato e causas diversas. A variação entre as coordenadas reais da falha e o local indicado pelo GALT apontam a taxa de erro com uma média igual a 1,73%, considerando o comprimento total da Linha de Transmissão.

— Qualquer sistema técnico está sujeito a falhas e trabalhamos para que elas sejam solucionadas com rapidez e eficiência, reduzindo a indisponibilidade e os impactos negativos na operação. Com o GALT, diminuímos ainda mais esse tempo de resposta, trazendo uma localização bem precisa da ocorrência — conta Carlos Eduardo Sandoli Begosso, superintendente de O&M da Transmissão Neoenergia.

A necessidade de desenvolver o sistema surgiu da oportunidade de reduzir o tempo de indisponibilidade de uma linha de Transmissão, buscando mais agilidade na localização e maior eficácia no resultado. A solução possibilita à equipe de manutenção que a falha seja encontrada mais rapidamente após o chamado. A parceria entre as áreas gerou uma experiência multidisciplinar, trazendo diversas perspectivas em torno do mesmo assunto.

— Nossa experiência em desenvolver soluções, alinhada às necessidades e expertise técnicas da área de Transmissão, nos proporcionou assertividade e precisão no propósito buscado. O sistema vem para apoiar as equipes e gerar mais eficiência e agilidade, gerando resultados positivos para toda a empresa — ressalta Francisco Carvalho, superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia.

O GALT tem se mostrado eficaz no cálculo de localização, possibilitando que a equipe se desloque com mais precisão para realizar a inspeção. Além disso, traz informações estatísticas do desempenho das linhas e das causas que deram origem aos desligamentos, contribuindo para a elaboração de um plano de ação corretivo mais focado e eficiente.

A companhia mantém em constante melhoria e modernização seus sistemas e suas soluções, contribuindo assim para uma operação mais ágil e eficaz em seus negócios, além do foco em sustentabilidade e competitividade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira