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03/07/2021 - 07:50

MInfra alinha com governador e prefeito do Rio de Janeiro


Para retomada do fluxo de passageiros nos aeroportos fluminenses. Segundo ministro da Infraestrutura, próximas concessões injetarão investimentos privados e vão melhorar economia do estado.

Com o aumento da população vacinada contra a Covid-19, a expectativa é de que o brasileiro volte a voar. Para assegurar a recuperação do setor aéreo e do fluxo de turistas no Rio de Janeiro pós-pandemia, o ministro da Infraestrutura (MInfra), Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu na manhã do dia 30 de junho (terça-feira) o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito da Capital, Eduardo Paes.

A comitiva demonstrou especial preocupação com o RIOgaleão — Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro. Localizado na Ilha do Governador, o terminal não recuperou o movimento de passageiros do pré-pandemia no mesmo ritmo do aeródromo da região central da capital, o Santos Dumont.

— Buscamos uma convergência de esforços dos governos Federal, estadual e municipal, visando à recuperação econômica e, consequentemente, ao aumento do movimento de passageiros no RIOgaleão — Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro, que não tem recuperado seu movimento como Aeroporto Santos Dumont e outros aeroportos do país, como temos visto já nos últimos meses, com a intensificação da imunização da população — disse o ministro. — A ideia é construir conjuntamente uma solução que dê saúde financeira para o RIOgaleão — Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro, de forma que ele tenha poder de investimento e possa negociar mais voos. Há margem para a retomada no crescimento do fluxo de passageiros — resumiu Tarcísio Freitas.

Infraestrutura — Para ele, os entes públicos devem investir na melhoria da segurança e infraestrutura do estado. As próximas rodadas de concessões de ativos federais, previstas entre o segundo semestre de 2021 e até o fim de 2022, injetarão investimentos privados no Rio de Janeiro.

Na lista, estão o próprio Aeroporto Santos Dumont, a Nova Dutra, a Rio-Teresópolis (BR-116, hoje administrada pela CRT) e trechos ferroviários geridos pela MRS Logística no estado, além de ativos do setor de óleo e gás. — Preparamos ainda o reequilíbrio de longo prazo no contrato e estudamos a possibilidade de renegociação da outorga do RIOgaleão — Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro, que deve ser paga em 2023, o que dará mais condições negociação à concessionária para atrair voos, stopovers e [novos] investimentos — concluiu o ministro.

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