Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2021 - 08:30

O futuro dos negócios passa pela nuvem


Em um cenário de transformação digital acelerada, o futuro dos negócios passa pela migração para a nuvem.

A pandemia da Covid-19 provocou disrupções nos mercados em todo o mundo. Desde março de 2020, temos visto uma aceleração de tendências de trabalho remoto e crescimento do e-commerce. Essa afirmação faz parte do relatório "O futuro do trabalho após a Covid-19", divulgado em fevereiro deste ano pela consultoria McKinsey. A pesquisa destaca que o comércio eletrônico cresceu a uma taxa de duas a cinco vezes maior do que antes da pandemia, e cerca de três quartos das pessoas que usaram canais digitais para realizar compras pela primeira vez no ano passado afirmam que continuarão usando-os quando tudo voltar ao “normal”.

O estudo também mostra que até 2020, a disrupção no mercado de trabalho estava relacionada às novas tecnologias. Mas de um ano para cá, o aspecto físico passou a ser levado em consideração. Ainda de acordo com o levantamento, 30% dos empresários entrevistados afirmam que pretendem reduzir o espaço destinado aos escritórios devido ao sucesso das experiências com o home office.

Como se preparar para o futuro? Neste contexto de mudanças drásticas, como a empresa pode se preparar para essa nova realidade? Uma estratégia bem definida, com objetivos claros e um plano de como sua organização chegará lá, será essencial para atingir esse objetivo. Mas em um cenário de transformação digital acelerada, o futuro dos negócios passa pela migração para a nuvem.

A empresa que fizer a transição para a nuvem vai se beneficiar com redução de custos com infraestrutura de TI, da automação de processos, escalabilidade, segurança, agilidade para responder às demandas dos consumidores e capacidade para inovar e estar sempre à frente dos concorrentes. Além disso, a nuvem pode permitir que os líderes coletem, combinem e analisem dados para fornecer insights que os ajudará a identificar novas oportunidades de negócios.

Home office eficiente — Se a tendência é que a experiência do home office seja prolongada, é importante que as organizações estejam atentas para a adequação dos seus colaboradores a esse novo cenário. E para que o trabalho remoto se torne eficiente, a adoção na nuvem também será crucial.

O primeiro ponto positivo é que a nuvem oferece maior flexibilidade aos colaboradores. Isso porque os funcionários podem acessar os arquivos de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Outra vantagem é a colaboração compartilhada em tempo real. Algumas ferramentas possuem a funcionalidade de criar e editar arquivos e, ao compartilhar um documento na nuvem, a pessoa pode convidar outras pessoas para editá-lo de modo colaborativo e simultâneo.

A recompensa desses esforços seria a criação de uma empresa resiliente e preparada para encarar os desafios do futuro dos negócios. Além disso, a transição para a nuvem é o grande passo na direção de uma gestão mais eficiente do trabalho remoto.

. Por: Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira