Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2021 - 09:05

Votorantim Energia leva formação técnica em energias renováveis ao sertão de Pernambuco

Iniciativa é uma parceria com Itaú Educação e Trabalho e o governo do estado do Pernambuco.

A Serra do Araripe, no sertão de Pernambuco, tem tudo para virar referência em profissionais para o setor de energia renovável. Em um raio de 200 Km, a região concentra 1.800 empreendimentos em operação, construção ou licenciamento, entre usinas de geração eólica e solar e fornecedores. Araripina, município com mais de 84 mil habitantes, é a cidade escolhida pela maior parte dos funcionários das empresas de energia verde, migrantes de outras partes do país, segundo o mapeamento, realizado pela Votorantim Energia. A população sertaneja, a partir de agora, conta com um curso técnico que vai formar trabalhadores entre os jovens locais.

O curso Profissionalizante Sistemas de Energia Renovável iniciou as aulas em fevereiro, na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, com 90 alunos a partir de 14 anos. É resultado de uma parceria da Votorantim Energia com o Itaú Educação e Trabalho e o Governo do Estado de Pernambuco, a partir do levantamento que a companhia fez sobre o setor na região.

— Nossa intenção é preparar esses jovens para a inserção no mercado de energia limpa e renovável, uma vez que a região é uma das melhores, no mundo, para as produções eólica e solar, e está em franca expansão. Eles poderão trabalhar não apenas na Votorantim Energia, mas em várias outras empresas da cadeia — afirma Rômulo Vieira, gerente geral corporativo da Votorantim Energia.

A grade curricular, preparada voluntariamente por profissionais da Votorantim Energia, apresenta alta carga técnica, ensino prático nas unidades da companhia em Pernambuco e no Piauí, e conteúdo humano, preparando os alunos para o perfil de profissional que a nova economia demanda.

Além do envolvimento direto no desenho do currículo do curso de Sistemas de Energia Renovável, a Votorantim Energia revisou outros quatro programas — administração, logística, saúde e segurança, e desenvolvimento de sistemas—, que vão impactar diretamente no ambiente socioeconômico do sertão.

— Os profissionais desses cursos todos podem não só atuar em energia renovável, mas também dinamizar as cadeias tradicionais locais, como a do gesso, da mandioca e de caprinos — destaca Vieira.

A educação profissionalizante é evolução do Programa de Valorização da Educação, que a empresa desenvolve há alguns anos na região junto a gestores e professores da rede pública, abrangendo ainda pais e comunidade. O programa apresenta indicadores que medem a aceleração do desenvolvimento educacional, assim como já reverbera na alta do IDH de cada município.

A Votorantim Energia está na região com dois complexos eólicos no Piauí e em Pernambuco, área em que constrói mais dois complexos, previstos para entrar em operação em 2022.

Votorantim Energia — Nós produzimos energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2000, passamos a oferecer nosso olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo. Geramos energia limpa por meio de 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e 9 consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Construímos nossa história como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira