Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2021 - 09:53

Passeio de balsa no Rio de Janeiro


Rio Ecoesporte e Barrabalsas promovem passeios ecológicos pela Lagoa de Marapendi.

Rio Ecoesporte e Barrabalsas aliam lazer socioambiental, diversão e curiosidades, em passeios para interessados em conhecer mais da fauna e flora carioca.

A pandemia pode ter dificultado nosso deslocamento aos destinos turísticos mais distantes, porém, contribuiu para despertar o interesse dos cariocas e seus vizinhos mais próximos em conhecer todos os cantinhos da cidade maravilhosa. E, pensando nisso, a Rio Ecoesporte e a BarraBalsas desenvolveram o espaço Reserva Caiçara, de onde se embarca para o Passeio Ecológico pelo Pantanal Carioca. A proposta é aproximar ainda mais os cariocas da natureza exuberante da cidade. Sempre aos sábados, às 10h, com agendamento prévio pelo telefone (21) 9974-.9191.

Localizado na Reserva Caiçara, entre as ilhas 4 e 5 da Praia da Reserva, o passeio é ideal para famílias que desejam fazer uma programação diferente, que promete arrancar suspiros e risos e também para estudantes, interessados em conhecer ainda mais sobre o Meio Ambiente.

A iniciativa é do professor Sérgio Tavares junto ao empresário Alexandre Carneiro que desenvolve outros projetos no local há 20 anos. A dupla convidou para somar forças ao projeto os parceiros SOS Lagoas e o Instituto Jacaré, que cuidam do Centro de Meio Ambiente e passeios ecológicos, comandando a parte educacional dos passeios, assim como outras frentes ambientalistas no local.

Cristiana Queiroga, líder do movimento SOS Lagoas conta sobre a iniciativa: — Nos passeios podemos aprender um pouco mais sobre a importância de desenvolvermos uma consciência em relação ao consumo, descarte de resíduos e cuidado com o meio ambiente, contribuindo para preservar e resgatar nosso belo patrimônio natural que nos presenteia com excelente qualidade de vida e contato direto com a fauna e flora — afirma.

Durante o trajeto é possível compreender como o sistema lagunar, tão vital para oxigenação da fauna local, funciona e de como os jacarés se comportam. O passeio ainda proporciona aprender um pouco mais sobre as lagoas que banham a Zona Oeste e a importância de sua preservação, além de fazer com que entendamos mais sobre os animais que habitam o local, como os Jacarés, aves, peixes e capivaras. No primeiro e terceiro sábado, passeios com o Instituto Jacaré, já no segundo e quarto sábado, o passeio é com o SOS Lagoas.

Alexandre Carneiro conta que a ideia do empreendimento é estimular a integração entre o homem e o meio ambiente através das atividades que o espaço oferece no campo dos esportes, da educação e do lazer. Aprendendo sobre a importância do local. Para ele, quando se desenvolve um vínculo afetivo e de pertencimento ao lugar, o cidadão se transforma em um agente protetor e fiscalizador do ecossistema local.

Seu parceiro Sergio Tavares, apaixonado pela cidade, celebra esta iniciativa que pretende não só alavancar o turismo local, como incentivar o interesse por ecologia e seus cuidados. — Essa é uma oportunidade única de vivenciar um passeio inesquecível e ainda enriquecedor — comenta.

A iniciativa conta também com ações regulares de monitoramento da área, coordenadas pelo movimento SOS Lagoas, onde os colaboradores e parceiros do espaço fazem vistorias dedicadas à coleta de resíduos na Lagoa e conscientização dos pescadores locais, por exemplo.

E, não para por aí, ainda em março, os empresários lançaram um eco safari pela noite, com direito a presenciar o trabalho já existente de catalogação e pesquisa que o instituto Jacaré realiza na Lagoa, desmistificando sobre o animal como predador, e entendendo que seus ataques são por defesa.

Os passeios acontecem sempre na Lua Nova, onde a luminosidade desta fase não atrapalha a identificação dos animais.

"Estou muito contente por somar a este projeto. É maravilhoso viver uma experiência de campo e entender como funciona, de forma transparente, o projeto de conservação de bio monitoramento da biodiversidade do complexo lagunar de Jacarepaguá", conta Ricardo Freitas, à frente do SOS Jacaré.

Os passeios funcionam com horários agendados e limite de pessoas, respeitando as normas de proteção contra o Covid-19.

Sempre aos sábados, às 10h. Valor o passeio: R$40. Valor do passeio noturno: R$80. Telefone: (21) 99742-9191. O passeio acontece na Reserva Caiçara na Av. Lúcio Costa 13.500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira