Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2021 - 08:38

Governo reúne cadeia do plástico

Para desenvolver ações que reduzam o custo de produção. Abiquim orgzanizará fórum com entidades setoriais para apresentar sugestões de medidas ao Ministério da Economia.

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) participou da primeira reunião da Mesa da Cadeia do Plástico, realizada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Compectitividade (Sepec), do Ministério da Economia, no dia 24 de março, por meio de videoconferência.

A Mesa visa debater medidas transversais que possbilitem reduzir os custos e gerar maior competitividade aos produtores de resinas plásticas, ao setor transformador de resinas e ao setor produtivo cliente dos plásticos utilizados em suas mais diversas finalidades, como na construção civil, no segmento de eletro-eletrônicos, na produção de veículos, nas embalagens para alimentos, entre outros.

A Sepec e todos os setores têm o consenso de que o setor é impactado pela desvalorização cambial, aumento mundial no custo do frete e da matéria-prima, além da redução na oferta global. Esses fatores afetam os custos de produção de toda a cadeia, desde os produtores de resinas até a produção das embalagens dos alimentos que chegam à gôndola dos supermercados. O trabalho em conjunto visa buscar um equilíbrio em todas as etapas desta cadeia produtiva.

A Abiquim e suas associadas produtoras de resinas têm atuado em parceria com as cadeias adjacentes para enfrentar esses impactos. Entre as ações já realizadas, constam propostas de quotas de importação de resinas, que têm fabricação nacional, com imposto reduzido.

Por estar na base desta cadeia produtiva, a Abiquim se prontificou a organizar um fórum para a discussão do tema com o objetivo de apresentar à Sepec soluções que tenham impactado em toda a cadeia e convidará a participar desse debate representantes das segunintes entidades, também representadas na Mesa da Cadeia do Plástico: Associação da Indústria de Alimentos (Abia); Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief); Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); Associação Brasileira das Indústrias de Não tecidos e Tecidos Técnicos (Abint); Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo); Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast); Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast); Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco); Associação Nacional dos Fabricantes de Veiculos Automotores (Anfavea); Associação Brasileira de Fibras Poliolefínicas (Afipol); Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus); Sindicato Nacional da Industria de Componentes para Veiculos Automotores (Sindipeças).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira