Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2021 - 08:29

Bike Rio expande o sistema com 50 novas estações


Tembici inicia primeira fase da ampliação contemplando bairros da zona norte para complementar a integração modal da região.

Um dos serviços que conquistam diariamente mais cariocas e que já é parte da paisagem e da rotina da cidade, é o Bike Rio, sistema de bikes compartilhadas patrocinado pelo Itaú Unibanco e realizado pela Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina. A empresa anuncia o início do processo de expansão do projeto que contempla 50 novas estações distribuídas pelo Rio de Janeiro até o segundo semestre deste ano. A primeira fase começou em 25 de março (quinta-feira), com 14 estações.

— Estamos expandindo o Bike Rio para bairros novos, inclusive, na zona norte, como São Cristóvão, Andaraí, Grajaú, Catumbi. Em estudos que fizemos, concluímos que são localizações importantes para complementar a mobilidade urbana na região. São Cristóvão, por exemplo, abriga grande concentração de trabalhadores e residências, além de atender a integração com transporte público — explica Marcella Bordallo, gerente regional da Tembici.

As laranjinhas vêm contribuindo desde 2011 com o trânsito da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando o Rio de Janeiro para o caminho das cidades inteligentes. — O Bike Rio registrou no último ano que 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que só comprova que cada vez mais pessoas estão utilizando a bike como meio de transporte que, além de contribuir com o afastamento social durante a pandemia, é um modal sustentável, econômico e prático. De abril de 2020 a janeiro de 2021, houve um aumento de mais de 500% de novos usuários — complementa Bordallo.

A maior adesão de bikes impacta significativamente no planeta, somente em 2020, no Rio, mais de dois mil toneladas de CO² foram economizadas, sendo que a cada tonelada emitida, é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Ao longo do ano, foram mais de 30 milhões de quilômetros percorridos, distância suficiente para dar 750 voltas na Terra.

— Expandir as estações nesse momento e fomentar o uso da bicicleta, como meio de transporte seguro e individual, torna o projeto ainda mais importante e grandioso. O Bike Rio já faz parte do dia a dia dos cariocas e a abertura de 50 novas estações só comprova o sucesso dessa iniciativa — comenta Eduardo Paes, Prefeito da cidade do Rio de Janeiro

Inovações no Bike Rio — No final de setembro, a Tembici e o Itaú anunciaram o lançamento do primeiro projeto latino-americano de bikes elétricas compartilhadas em sistema de estações fixas. O projeto já registrou mais de 4 mil viagens.

A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos, com menos tempo e em diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala. Também por esta razão, ela permite a muitas pessoas, que antes combinavam diferentes modais em seus trajetos, usar agora apenas a bike para se locomover, resultando também em economia financeira. São ao todo mais de 500 e-bikes espalhadas pelas estações já existentes na capital carioca.

Em fevereiro, a Tembici divulgou a implementação de uma nova funcionalidade no Bike Itaú: a liberação de todas as bicicletas por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento. A novidade já representa 42% dos desbloqueios sendo feitos pela função, que está disponível nas plataformas Android e iOS.

Higienização e cuidados com os usuários e cidade — Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.

Perfil — A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira