Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 12:36

Porto do Rio Grande: Aracruz dá início aos preparativos para implantação de seu novo terminal

Com o objetivo de implantar o primeiro terminal marítimo do Porto do Rio Grande na margem leste, em São José do Norte, a Aracruz Celulose deu iníciono dia 17 de maio (sábado), à tarde, em seu terreno, aos preparativos para capacitar a mão-de-obra local que deverá atuar em seu novo empreendimento. Com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, a empresa lançou o Programa de Alfabetização de Adultos e descerrou a placa de lançamento das futuras obras, onde diz: "Breve aqui instalações do terminal marítimo da Aracruz Giuseppe Garibaldi".

De acordo com o diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes, a política da empresa prevê a valorização da mão-de-obra local e, dessa forma, foi constatada a necessidade de oferecer primeiramente o curso de alfabetização de adultos para em um segundo momento realizar os curso de qualificação profissional.

O curso de alfabetização, realizado em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Guaíba) e a Prefeitura Municipal de São José do Norte, pertence à fase inicial do Programa de Qualificação Profissional de Mão-de-Obra Local que a Aracruz vai promover no Estado. Neste primeiro momento, serão realizadas oficinas de formação de professores da rede pública de ensino, com aulas ministradas pela Ulbra, durante dois meses. Após este período, a previsão é alfabetizar 1,5 mil pessoas no município, em turmas de 500 alunos. Os cursos têm duração de quatro meses e, ao final, os alunos aprovados serão selecionados para participar do programa de qualificação profissional da companhia, que capacitará trabalhadores na área da construção civil, para atuar nas obras do futuro terminal marítimo.

A governadora Yeda Crusius, iniciou seu discurso cumprimentando os nortenses com a expressão "meus conterrâneos", fazendo uma referência ao título de cidadã nortense recebido durante a cerimônia da Aracruz. Yeda salientou que o Governo Estadual está executando um trabalho voltado ao desenvolvimento do RS e que é parceira de empreendimentos como o da Aracruz. Lembrou também que o desenvolvimento do Estado está diretamente ligado ao porto rio-grandino que agora se expande para a sua outra margem. "Com esse empreendimento eles estão levando a liberdade aos cidadãos nortenses, pois estão dando capacitação e trabalho a essas pessoas", disse Yeda.

Terminal: O terminal marítimo da Aracruz, que está localizado dentro da área do Porto Organizado do Rio Grande, deverá ter suas obras iniciadas no primeiro trimestre de 2009, entrando em operação no segundo semestre de 2010. Com investimentos iniciais de R$ 120 milhões, o terminal atuará na recepção de celulose vinda em barcaças via hidrovia, para armazená-las e posteriormente embarcá-las em navios para exportação, tendo como principal foco os países asiáticos, destacando-se o mercado chinês. Conforme Nunes, o terminal terá capacidade para operar três barcaças e dois navios, devendo movimentar 1,8 milhão de toneladas/ano, o que representará um crescimento de aproximadamente 5% na movimentação do Porto do Rio Grande, levando-se em consideração a projeção de crescimento do porto para 2010. Durante a implantação, serão gerados cerca de 850 empregos diretos e 4,2 mil indiretos. Quando estiver em operação, esses números passam para 130 diretos e 650 indiretos. | www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: