Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2021 - 09:03

O que esperar de 2021?


Todos os anos, em janeiro, pensamos em quais serão os desafios do ano que está começando e tentamos imaginar o que vem pela frente. Em 2020, aprendemos que os acontecimentos podem ser imprevisíveis e capazes de mudar bruscamente planos, metas e estratégias. No entanto, isso não quer dizer que as organizações não devem planejar e pensar em como crescer seus negócios, melhorar suas operações e evoluir o relacionamento com os clientes. Afinal, o ano de 2020 deixou algumas lições aprendidas e uma das principais, foi que estar tecnologicamente preparado para um mundo imprevisível é fundamental para garantir a continuidade dos negócios e lançar mão de soluções para enfrentar desafios inesperados.

Eu acredito que 2021 será um ano de muitas oportunidades. Com uma ampla adoção de tecnologia, esse será o ano de transformar e acelerar. Mas quais serão as principais tendências tecnológicas do ano que está começando? Essas são as minhas apostas:

Espaço de trabalho digital — Um importante aprendizado que trazemos das dificuldades de 2020 é que o show deve continuar. Mesmo em condições adversas, a tecnologia permitiu que milhões de profissionais continuassem trabalhando no famoso home office. É preciso ressaltar, no entanto, que o espaço de trabalho digital vai muito além do acesso ao e-mail corporativo e às salas de vídeo conferência.

Pense em como e no quanto pessoas comuns investiram em ambientes, dentro de casa, para que se sentissem mais confortáveis e produtivas durante os meses de pandemia. Você certamente conhece alguém que comprou uma nova cadeira ou separou um espaço exclusivamente para as atividades profissionais. O mesmo acontece nas empresas. Não é o suficiente entregar notebooks, celulares corporativos e acesso à uma rede VPN. É preciso “arrumar a casa” e disponibilizar ao usuário final segurança, rapidez, estabilidade e excelência, como se estivesse dentro da empresa.

O verdadeiro espaço digital possibilita o acesso a qualquer aplicação, a partir de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo, tudo isso com segurança. Esse será um dos pilares do futuro do trabalho em 2021 e nos anos que virão.

Evolução da segurança intrínseca e proteção de dados — A segurança é uma das principais preocupações quando pensamos nos ambientes cada vez mais complexos e conectados. Dados são os bens mais valiosos das empresas e protegê-los deve ser uma prioridade, não importa o tamanho ou área de atuação de uma organização. Além disso, com a entrada em vigor da LGPD, o tema se tornou ainda mais relevante.

Conforme a tecnologia avança, os ataques também ficam mais sofisticados. Em 2020 presenciamos um aumento exponencial nas tentativas de ataques. Soluções legadas com proteção estática e abordagens de recuperação estão sujeitas a um enorme o potencial de interrupção. É um ciclo contínuo que deve ser combatido com prevenção, monitoramento e recuperação. Infelizmente, em 2021 os índices de ataques devem continuar a crescer e por isso as organizações devem pensar em segurança como ponto central e fundamental dos negócios.

O conceito de segurança intrínseca deve e será adotado fortemente em 2021. Pensar em uma segurança de ponta a ponta e políticas adaptáveis para garantir resiliência e respostas adequadas contra ataques maliciosos já é uma questão de sobrevivência.

Machine learning — Essa tecnologia não é um tópico futurístico já há algum tempo. Máquinas e sistemas inteligentes são comuns dentro das organizações e em 2021, a utilização se tornará ainda mais importante para inovar, tomar decisões estratégicas e melhor atender às necessidades do cliente final, além de proporcionar uma entrega mais ágil de produtos e serviços. Tudo isso baseado em dados e aprendizado de máquina.

Quando pensamos na quantidade de dados produzidos atualmente, fica ainda mais fácil entender o papel decisório da aplicação de machine learning. O uso da tecnologia para análises deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade real para empresas de diversos setores, desde o varejo até a saúde. Modelos de machine learning viabilizam essa tendência, trazendo novas soluções que acompanham as necessidades de negócios com o uso mais inteligente de dados.

Em 2021, vamos ver um crescimento ainda maior do uso de machine learning e, para acompanhar as necessidades e obter o melhor dessa tecnologia cada vez mais promissora, as empresas devem contar com infraestruturas resilientes, escaláveis e robustas - seja na nuvem ou em modelos híbridos.

A tecnologia ajudou a resistir, combater e vencer inúmeros desafios em 2020. Agora, veremos a tecnologia nos levar adiante, com novas abordagens, novos modelos e a perspectiva de avanços nos negócios e na sociedade.

. Por: José Duarte, presidente da VMware Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira