Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2021 - 09:28

O incrível caso das ações da GameStop

O Reddit pode ser entendido como um conjunto de redes sociais chamadas subreddits, cada uma delas voltada para um tema.

Nos últimos dias, tem causado furor os enormes lucros obtidos por membros do subreddit r/wallstreetbets, voltado às operações com ações nos Estados Unidos — esses lucros foram obtidos às custas de prejuízos sofridos por grandes investidores, pessoas físicas e fundos de investimentos.

Fazem parte desse subreddit pequenos investidores que acreditaram que as ações de uma empresa que vende games, a GameStop, estavam baratas e começaram a comprá-las, pois falava-se numa possível mudança na gestão da empresa. As ações vinham perdendo valor de forma contínua, por ter a empresa um modelo de negócios desatualizado: numa época de jogos online e plataformas de streaming, ela ainda concentra esforços em lojas físicas.

Em sentido contrário, apostando na continuidade da queda nos preços das ações, grandes investidores vinham realizando a chamada "venda à descoberto" - alugavam ações da empresa e as vendiam, acreditando que o preço iria cair. Ao final do aluguel, esses investidores têm de devolver a ação para o locador, independente da sua cotação.

Se tudo desse certo, para devolvê-las eles comprariam as ações a um preço mais baixo do que teriam obtido na venda e embolsariam a diferença. Essa estratégia, no entanto, só funciona quando o preço da ação cai.

Mas o tiro saiu pela culatra: o preço das ações, que era de US? 4 em meados de 2020, chegou a US? 347, durante as operações de 27 de janeiro e os que apostaram na queda do preço foram obrigados a comprá-las a um preço muito maior para devolvê-las aos locadores.

As necessidades de compra para devolução ainda não terminaram e muita gente ainda vai perder ou ganhar dinheiro - os volumes são de tal monta que o governo americano vem acompanhando o assunto - há estimativas de que os vendedores a descoberto perderam US? 1,6 bilhão apenas no dia 22 de janeiro e que o total dos prejuízos já seja muito maior.

Esses prejuízos significaram lucro para os que compraram as ações a baixo preço e as venderam aos que precisavam comprá-las; boa parte desses vendedores foram pequenos investidores que fazem parte do subreddit .

São muito raros os casos em que pequenos batem os grandes em operações com ações. Os pequenos não devem se entusiasmar acreditando que casos similares voltem a acontecer em breve, embora alguns estejam tentando repetir o que aconteceu com a GameStop negociando ações de outras empresas em dificuldades, como as da rede de cinemas AMC e as da empresa canadense de tecnologia BlackBerry, que também estão com preços baixos.

. Por: Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira