Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2021 - 07:09

2 milhões de vacinas da Oxford-AstraZeneca chegam ao Brasil


O Voo da Emirates trazendo o imunizante fêz escala em São Paulo, que transferiu a carga para a aeronave da Azul que seguiu para o Rio de Janeiro.

O voo procedente de Mumbai, na Índia que trouxe duas milhões milhões de doses de vacinas prontas da AstraZeneca fabricadas no  Instituto Serum contra a Covid-19 chegou ao Brasil por volta das 17h30 no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.

Para o recebimento da carga estiveram presentes os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria, e o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, — de lá, as vacinas foram encaminhadas para o Rio de Janeiro.

A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates, e após os trâmites alfandegários, a carga com as duas milhões de doses das vacinas vieram em uma aeronave da Azul para o RIOgaleão — Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Já no RIOgaleão— Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro estiveram os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy , e o personagem brasileiro criado para as campanhas de vacinação pelo SUS, Zé Gotinha, e várias autoridades.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta ocasião, que o Brasil —jamais será dividido — durante o pronunciamento na chegada ao país do primeiro lote com os dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca, fabricados na Índia pelo Instituto Serum.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em obediência às normas regulatórias, as vacinas passarão, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. 

 A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição no período da tarde deste sábado. Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 

Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estiveram armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que foram acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas foram mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC.

De acordo com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, mais quatro milhões de doses desta mesma vacina chegarão da Índia na primeira quinzena de fevereiro, e também à caminho os insumos da Oxford-AstraZeneca que vem da China para que a Fiocruz produza a vacina no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira