Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2020 - 09:04

Clarice Lispector, 100 anos


É imensa a alegria em anunciar que a editora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP) abriga em seu catálogo mais um título de referência, desta vez para comemorar o centenário de uma das mais proeminentes escritoras da nossa literatura: Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920.

Recolocada à disposição do mercado literário 15 anos após sua primeira edição, a obra ‘Clarice Lispector com a ponta dos dedos/a trama do tempo’ conduz leitores por seis ensaios densos sobre a obra clariceana revisados por Vilma Arêas – ensaísta, escritora e professora aposentada de literatura brasileira da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Arêas pontua que os livros, assim como as pessoas, também amadurecem e se modificam segundo as leituras que deles se fazem. Portanto, nesta edição ela incluiu um ensaio novo, a respeito de um conto pouco estudado: trata?se de “A mensagem”, de A legião estrangeira.

E há muito o que se comemorar nisso tudo, como bem observou no prefácio o tradutor e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), Samuel Titan Jr. Ele destaca que o resultado alcançado por Vilma Arêas é fascinante: mimetiza o movimento mais essencial de Clarice Lispector, privilegia a procura reiterada e o encontro com o texto – que se produz, no livro, na forma de uma leitura sem pauta prévia. A obra fala e dialoga e, quando lhe dá na veneta, ela cala ou pergunta, sendo isto, na percepção de Titan Jr., o êxito de um grande livro de crítica literária. Além de trazer muitas fotos e manuscritos, a publicação também é um convite para se aprofundar na singular obra de Clarice Lispector, composta por romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.

Continuamente moderna e atual por sua abordagem atemporal das questões humanas, cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, Clarice Lispector é a escritora em língua portuguesa mais traduzida do mundo. De acordo com levantamento realizado em 2012 pela UNESCO, as 113 traduções de suas obras contemplam 32 idiomas entre mandarim, turco e hebraico – apenas para citar algumas línguas e pontuar o alcance da sua produção - já publicada em 40 países.

Nascida Chaya Pinkhasovna Lispector, em Chechelnyk, na Ucrânia, ela chegou ao Brasil ainda bebê com seus familiares, em 1922, fugindo da perseguição imposta aos judeus depois da Revolução Russa de 1917. Aqui, seu nome foi aportuguesado para Clarice. Com a família, viveu curto período em Maceió, logo se mudando para Recife, local onde cresceu. Posteriormente, após a morte da mãe, foi com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro. Lá, estudou Direito na Universidade Federal. Mas logo se consagrou como tradutora, escritora, jornalista, contista e ensaísta. Casada com um diplomata brasileiro, morou na Itália, Suíça, Inglaterra e EUA entre 1944 e 1959. Quando se separou, retornou ao Brasil e voltou a morar na capital fluminense até 9 de dezembro de 1977, falecendo um dia antes de completar 57 anos.

Pelo conjunto da obra, Clarice Lispector merecidamente é celebrada como um dos grandes nomes da literatura universal. E muito nos honra que a editora publique esta que é uma das principais autoras brasileiras do século XX, reconhecida como grande influência da Literatura brasileira e do Modernismo. Aclamada tanto no Brasil quanto no exterior pela excelência de sua produção literária, a poliglota Clarice ainda traduziu, entre outros autores, o irlandês Jonathan Swift (1667-1745), o estadunidense Edgar Allan Poe (1809-1849), o francês Julio Verne (1828-1905), a inglesa Agatha Christie (1890-1976) e o argentino Jorge Luís Borges (1899-1986).

Todo o catálogo da editora, bem como outras obras de referência, pode ser consultado pela livraria virtual (livraria.imprensaoficial.com.br) ou ainda na livraria física (Rua XV de Novembro, 318 - Centro São Paulo – SP), ou por meio de livreiros parceiros.

. Por: Izabel Camargo Lopes Monteiro, Diretora Administrativo-Financeira da Imprensa Oficial do Estado e da PRODESP – Empresa de Tecnologia do Estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira