Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2020 - 07:56

Itubombas obtém certificação na norma ISO 45001: 2018


Norma internacional reforça a importância de ações preventivas e a participação efetiva de todos para o fortalecimento de uma cultura de segurança.

Após conquistar a tripla certificação de seus processos de gestão nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 180001, em 2018, a Itubombas — empresa do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos de motobombas de alta tecnologia — comemora mais uma conquista: em novembro, a companhia recebeu a certificação na ISO 45001, em sucessão à OHSAS 18001.

A ISO 45001 aprimora conceitos da norma OHSAS incluindo, principalmente, os processos de participação e consulta com a finalidade de incluir efetivamente todos os colaboradores nas ações de melhoria das condições de segurança e minimizar riscos de ocorrências de acidentes.

Mais do que atestar o compromisso da Itubombas com a qualidade, saúde e segurança dos colaboradores, fornecedores e clientes, a nova certificação reflete uma cultura que já está bastante consolidada nas empresas do grupo Atlas Copco. — Entre as ações que realizamos na Itubombas, tendo como foco a segurança, estão as reuniões mensais. Durante os encontros, apresentamos os resultados da companhia nesta frente, de forma clara e transparente, e discutimos o que ainda pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho — conta Flavio Battistuzzo, Gerente Regional de SHEQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) da Atlas Copco Power Technique para a América do Sul.

Outra iniciativa é o uso de um aplicativo que permite reportar, imediatamente, observações de riscos, ocorrências de quase acidentes ou mesmo acidentes. — Essa ferramenta possibilita que qualquer observação seja reportada em menos de dois minutos. Posteriormente, todas as ocorrências são analisadas profundamente para que, a partir delas, possamos desenvolver projetos de melhorias — complementa Battistuzzo.

O envio de uma newsletter mensal com informações de atividades importantes da área, diálogos semanais de segurança e publicação de lições aprendidas, são outras ações a destacar. Todas elas têm o objetivo comum de promover a cultura de segurança e, com isso, minimizar riscos de acidentes dentro da organização. — Neste sentido, a ISO 45001 reforça a importância da participação de todos para a construção de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional eficaz— finaliza Battistuzzo. | www.itubombas.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira