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03/12/2020 - 08:44

Tecnologia Comau para a produção do novo Fiat 500 e a mobilidade do futuro


A empresa projetou e implementou as linhas de fabricação dedicadas às partes estruturais do primeiro veículo totalmente elétrico da FCA, um produto Made in Turin. A Comau trabalhou em conjunto com a FCA e a marca Fiat na reengenharia da carroceria para abrigar a bateria e a transmissão desse veículo clássico. No total, foram utilizados 187 robôs Comau de última geração para fabricar o Novo 500. Os robôs foram equipados com sistemas de manuseio projetados especialmente para o veículo elétrico, incluindo uma garra especial impressa em 3D.

Grugliasco (Turim) — A Comau teve a satisfação de participar da produção do Novo 500. A empresa forneceu à FCA e à marca Fiat soluções avançadas de automação e o seu know-how no desenvolvimento de processos industriais inovadores para produzir o primeiro veículo totalmente elétrico da FCA, um produto Made in Turin.

O percurso começou simbolicamente em julho de 2019 com a instalação do primeiro robô da Comau, que deu início à linha de produção do novo modelo totalmente elétrico dentro da histórica fábrica da FCA em Mirafiori. No total, 187 robôs da Comau foram integrados às diferentes fases do processo de fabricação do carro, graças à colaboração de uma equipe de especialistas da Comau que trabalhou lado a lado com os projetistas da montadora para otimizar as linhas de trabalho, em um excelente exemplo de Smart Manufacturing. A equipe também precisou adaptar os sistemas a um novo projeto de carroceria de um carro emblemático, respondendo ao mesmo tempo às características técnicas de um veículo totalmente elétrico.

Em particular, a Comau desenvolveu e equipou as linhas de montagem da carroceria dedicadas ao processamento das partes estruturais do Novo 500, incluindo os pisos dianteiro e traseiro, as laterais da carroceria e o framing, que são montados e soldados para dar forma à carroceria completa do carro.

Cada robô foi totalmente equipado pela Comau para executar de maneira eficiente todos os processos especiais que um carro elétrico exige – dos sistemas de manuseio e garras projetados sob medida até um end-effector especial impresso em 3D para movimentar componentes da carroceria.

A Comau também integrou as linhas com sistemas de visão avançados para controlar a qualidade do sistema de alimentação de adesivo, durante o processamento e ao final do ciclo. Para otimizar e acelerar as trocas de ferramenta dentro da linha, projetou-se um sistema de magazine articulado para fornecer aos robôs os diferentes tipos de ferramenta necessárias para executar cada aplicação de maneira rápida e fácil.

Além disso, a Comau interviu no projeto da linha robotizada para a montagem final. Depois das fases de funilaria, usada para formar a carroceria do Novo 500, pintura e tratamento superficial, todas as partes internas são montadas e os componentes individuais do carro são otimizados.

Andrew Lloyd, Chief Operating Officer — Electrification da Comau enfatizou: — Nossa experiência e liderança global no setor industrial, somadas às qualificações obtidas no campo da eletrificação e da digitalização, suportam a criação de soluções tecnológicas altamente inovadoras, flexíveis e sob medida. Esta abordagem permite que a Comau desenvolva projetos que apontam para o futuro da mobilidade e das fontes renováveis de energia, como o Novo 500 totalmente elétrico, respondendo assim às necessidades de um sistema industrial em evolução contínua e às demandas dos consumidores finais, cada vez mais atentos à sustentabilidade—.

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