Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2020 - 08:17

Simplicidade e eficiência

Soluções de modernização e unificação de sistemas para concessionárias de energia.

A solução Network Manager, da Hitachi ABB Power Grids, permite a integração entre a operação da geração e transmissão, reduzindo a indisponibilidade da rede e oferecendo mais segurança e maior acesso a dados e KPIs.

Modernizar o centro unificado de operação da geração e transmissão da Copel (Companhia Paranaense de Energia) foi a missão da Hitachi ABB Power Grids com a concessionária, após um detalhado processo de concorrência, por meio de um edital, vencido pela companhia líder em tecnologias voltadas ao setor elétrico.

A Copel, que operava até então com um software distinto em cada usina, passará a ter uma plataforma unificada para geração e transmissão. Isso será feito por meio do Network Manager, solução robusta da Hitachi ABB Power Grids, que já está em sua décima versão, e atende um grande volume de concessionárias em todo o mundo. A solução vai melhorar as condições de operação da geração de toda a Copel, o que significa aprimorar o atendimento para toda a população da Paraná, onde a concessionária possui mais de quatro milhões e meio de medidores/clientes conectados a sua rede.

Utilizar apenas uma plataforma traz uma grande vantagem: a redução de tempo de treinamento dos operadores. Um mesmo colaborador pode atuar em qualquer planta ou usina, pois todas passam a ser idênticas. — Para atuarem em mais de uma região, os operadores teriam que aprender sobre sistemas distintos. Com a unificação, a Copel ganha mais flexibilidade — explica Marcio Rocha, Business Specialist da Hitachi ABB Power Grids.

A necessidade de manutenção dos sistemas também diminui, trazendo grande economia. Mais moderno e confiável, a plataforma utilizada já conta com as proteções necessárias no quesito cibersegurança, estando mais protegido contra possíveis ataques de hackers. Por apresentar menos problemas que o façam parar de funcionar, o sistema contribui com a melhora na taxa de disponibilidade da rede e, mesmo quando ocorrem problemas, a mesma é reestabelecida de forma muito mais rápida.

A tecnologia ajuda também na tomada de decisões diante de situações adversas. O sistema fornece informações de forma clara, apontando a melhor manobra a ser realizada em cada ocasião. A solução conta ainda com ferramentas modernas de business intelligence e data analytics, que trazem relatórios e avaliações de KPIs.

A Hitachi ABB Power Grids é a maior fornecedora de sistemas de operadores de energia elétrica em todo o mundo, com mais de 400 sistemas instalados. — É uma tecnologia que veio sendo desenvolvida ao longo dos anos, desde a década de 60. Sempre investimos muito em pesquisa e desenvolvimento, e nossa a solução Network Manager se manteve moderna, tanto do ponto de vista da tecnologia e funcionalidades, quanto da interface com o cliente, relação homem-máquina — explica Marcio. | www.hitachiabb-powergrids.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira