Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2020 - 06:43

“É só relaxar que você engravida logo”, eles dizem


Há pouco tempo, perguntei às minhas pacientes quais foram os conselhos mais estapafúrdios que receberam para tentarem engravidar. Inúmeras mulheres que estão passando pelo momento delicado da infertilidade enfrentam diariamente opiniões alheias das mais variadas. O problema? Geralmente, a “solução” encontrada pelo amigo quase nunca envolve a busca por um especialista.

A lista de ideias fáceis e simples para quem está com dificuldade de engravidar é vasta: “é só relaxar que você engravida logo”, “toma chá de inhame”, “faz a simpatia da lua”, “tenta a posição tal”, “fica com a perna pra cima depois da relação sexual”, “esquece isso, quando assustar, já está grávida”, entre outros.

Já é da nossa cultura a busca por métodos naturais para alguns tipos de doença ou sintomas. Exemplo disso é que quase todos nós conhecemos alguém que evita tomar medicamentos ou ir ao médico porque sabe como resolver determinado problema com um chá ou um cuidado paliativo. Mas aqui é importante enfatizar que infertilidade não é como um sintoma de resfriado que se alivia com um chá e um cobertor.

A infertilidade não se resolve sozinha! A gravidade desses conselhos com ideias fáceis para conseguir uma gravidez só é entendida quando você percebe que muitos deles atrapalham em vez de ajudar. Isso porque existem muitos mitos em torno da fertilidade e às vezes o que falta é empatia. Muitas vezes, o casal precisa mesmo é de um ombro amigo, alguém que possa lhe ouvir.

É comum que o casal infértil esteja enfrentando um momento turbulento em suas vidas, afinal, para muitas pessoas ter filhos é um sonho antigo, já existente muito antes de se encontrar um parceiro. Por isso, o papel do especialista em Reprodução Assistida é muito mais que uma avaliação da fertilidade, é o auxílio para a realização desses sonhos.

Quando um casal passa mais de um ano tentando uma gravidez sem sucesso, ele precisa buscar ajuda médica. Em 35% dos casos, a infertilidade vem da mulher, em outros 35% do homem, em 20% ambos possuem algo e em 10% não se sabe a causa exata. Estima-se que, no Brasil, haja cerca de 8 milhões de pessoas enfrentando a infertilidade.

As causas da dificuldade para engravidar são inúmeras e vão desde questões hormonais e de idade até questões físicas e doenças. Portanto, os caminhos para encontrar a solução serão diferentes para cada pessoa. E os tratamentos também.

No caso da mulher, tempo é muito importante pois a capacidade reprodutiva feminina diminui consideravelmente após os 35 anos. Por isso, pedir que ela relaxe ou siga conselhos sem comprovação científica pode atrasar a busca por um profissional e prejudicar as chances de um tratamento eficaz.

. Por: Cláudia Navarro, especialista em reprodução assistida, diretora clínica da Life Search e membro das Sociedades Americana de Medicina Reprodutiva - ASRM e Europeia de Reprodução Humana e Embriologia – ESHRE. Graduada em Medicina pela UFMG em 1988, titulou-se mestre e doutora em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela mesma instituição federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira