Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2020 - 07:55

Pesquisa e inovação são fundamentais para fornecimento


A empresas de energia limpa.

A tendência dos investimentos em energia limpa é um fato, mas você tem ideia da indústria que existe por trás dela? Para cada avanço rumo a um mundo mais verde, são necessários anos de pesquisa e desenvolvimento. E empresas que fornecem ao mercado da energia não podem ignorar essa necessidade.

O Brasil tem matriz energética quase igualitária entre combustíveis fósseis (56,5%) e o uso de fontes renováveis (43,5%), como a energia solar, geotérmica, eólica, maremotriz (obtida pelas ondas do mar) e hidráulica, uma situação muito mais favorável do que a média global (86% e 14%, respectivamente, de acordo com o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional).

Fato marcante é o crescimento dos investimentos em energia eólica no Nordeste do país. Em cada um desses campos, indústrias fornecedoras precisam manter o passo da inovação para não perder oportunidades.

Investimentos em inovação incluem a absorção de tecnologias externas, a nacionalização e personalização às necessidades regionais de cada produto e uma parceria próxima com a pesquisa acadêmica de ponta.

Um exemplo é o uso de sistemas de medição de pressão, vazão e temperatura automatizados, que abrem e fecham válvulas, por exemplo, de acordo com a necessidade e de forma remota. A pesquisa em novos materiais também cumpre seu papel no fornecimento de equipamentos cada vez mais adequados à realidade nacional, como, por exemplo, válvulas para uso em ambientes altamente corrosivos, como em usinas eólicas offshore.

Outras características do mercado energético — Destaca-se no Brasil também a fonte hídrica, que requer equipamentos robustos e adaptados às grandes vazões envolvidas. No âmbito de sistemas eólicos, além de controles hidráulicos, de acordo com a região climática, são necessários sistemas diversos, como, por exemplo, na Europa, onde sistemas de aquecimento impedem a formação de gelo.

De acordo com cada realidade empresarial, o fornecimento afinado de equipamentos garante a não interrupção dos processos e economia com a prevenção de quebras de equipamento. E a pesquisa constante em inovação traz benefícios a fornecedores e mercado em geral, de forma a promover um ambiente comercial saudável e competitivo.

. Por: Mateus Souza, gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ Válvulas, Sistemas de Medição e Controle.| GEMÜ - A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e completa 40 anos em 2021, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação. | www.gemu-group.com/pt_BR/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira