Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2020 - 09:30

Ironia: 70% dos celulares vendidos nos Estados Unidos são chineses

Apesar das crescentes tensões entre China e Estados Unidos, números recém divulgados dão conta que 70% dos celulares vendidos nos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano foram fabricados na China ou por empresas chinesas. Os demais, Samsung e LG, vieram da Coréia do Sul.

Nesse período, foram vendidos 31,9 milhões de aparelhos, uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os mais vendidos, foram os da Apple, que detém 47,1% do mercado, contra 40,8% no segundo trimestre de 2019. Vale lembrar que os iPhones são fabricados na China ou por empresas chinesas, e que o lançamento de novos modelos, previsto para esse mês, foi adiado, ao que consta, por problemas de fornecimento de partes.

O que mais chamou a atenção foi o desempenho da Apple, que vendeu 15 milhões de smartphones, com um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. A seguir, vieram a Samsung que vendeu 7,4 milhões de aparelhos (-1%), depois LG, 3,5 milhões (-19%), Lenovo, 2,2 milhões (+85%) e TCL, 1,3 milhões (-45%).

As tensões China-Estados Unidos criaram um perene estado de incerteza entre os fornecedores de smartphones; os chineses temem ser banidos do mercado americano e a Apple preocupa-se com o fornecimento de partes e serviços de montagem dos aparelhos. Samsung e LG parecem se sentir um pouco mais tranquilos.

Todos esses players aguardam as eleições americanas; seus resultados podem acirrar ainda mais os ânimos e tornar o cenário ainda mais instável ou então fazer com que o mercado possa se tornar um pouco mais previsível.

. Por: Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira