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27/08/2020 - 08:38

Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo

Projetos de startups podem ser inscritos até 02 de setembro na competição, que classificará os vencedores para uma disputa global da OMT.

Conquistar visibilidade internacional a partir de iniciativas tecnológicas que contribuam para a retomada do mercado global de viagens. Esta é uma das chances proporcionadas pelo 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, que, até 2 de setembro, receberá as inscrições de projetos de startups capazes de contemplar tanto necessidades de curto prazo do setor no contexto pós-pandemia quanto aprimoramentos gerais no ramo. | Para inscrições: https://startups.turismo.gov.br

Trata-se de uma ação inédita do Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub— - primeiro polo global de inovação em turismo — , com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). Os dez mais bem colocados se classificam para a semifinal da 3ª edição da competição global de startups da OMT, além de disputar duas viagens à Espanha, onde participam de um treinamento e acompanham a FITUR, maior evento mundial do gênero.

Eles também concorrem a três ajudas de custo, no valor de R$ 5.000, para a implementação de soluções propostas na categoria Desafio SP, uma premiação especial oferecida em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Os projetos podem ter relação com qualquer ponto do segmento turístico, como visitantes, empresas, setor público e comunidades. Até o momento, as Unidades da Federação líderes em inscrições - que já passam de 500 no total - são: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Goiás, Paraíba e Maranhão.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reforça o convite à participação de brasileiros na seleção. “Neste momento de dificuldades com a pandemia, vamos unir forças no sentido de utilizar a transformação digital em prol da retomada do turismo, com a consequente geração de emprego e renda. É importante lembrar que este Desafio representa apenas o início de um grande trabalho voltado à inovação no turismo nacional”, ressalta.

A competição faz parte de uma parceria entre o MTur e o Wakalua para o desenvolvimento de uma estratégia nacional de inovação em turismo, que também prevê a implantação de um hub da entidade no Brasil. Um mapeamento realizado a partir da colaboração com o Wakalua revelou a existência de 101 startups de turismo no Brasil, que respondem por 2.950 empregos e um investimento total de US$ 278 milhões.

O diretor-geral do Wakalua, Lisandro Menu-Marque, destaca benefícios do Desafio e estimula inscrições. — O Desafio tem um papel fundamental para ampliar a cultura de inovação no turismo. Para os empreendedores, é uma excelente maneira de colocar à prova seus projetos e aprender com o processo. As propostas são avaliadas por líderes do turismo brasileiro e comparadas com as melhores startups nacionais e internacionais do setor — sublinha.

O Desafio Brasileiro, realizado de forma totalmente online, tem duas categorias: “Reativar o Turismo”, com foco em soluções imediatas, e “Construir o Turismo do Futuro”, voltada a ações de efeito prolongado. Mais detalhes sobre o evento final da competição vão ser divulgados por meio do site startups.turismo.gov.br, cabendo a avaliação dos projetos a líderes do turismo e da inovação no país.

Sustentabilidade — A terceira Competição de Startups da OMT, que tem como meta o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), busca acelerar a superação de desafios a exemplo da erradicação da pobreza e da garantia de crescimento econômico com pleno emprego. A disputa incentiva a inovação e o empreendedorismo, de forma a favorecer a contribuição do turismo à causa, especialmente no pós-pandemia.

Organizada em parceria com o Wakalua, a disputa é aberta a projetos de todo o planeta que ofereçam soluções potencialmente aplicáveis em empresas e destinos. As 17 startups responsáveis pelas melhores propostas (sendo uma para cada ODS) terão benefícios como acesso à rede de inovação da OMT e a apresentação a estados-membros da entidade e investidores.

A seleção, cujos vencedores vão ser anunciados em novembro, conta com forte apoio do setor privado, envolvendo empresas a exemplo do Grupo Amadeus — uma das maiores companhias mundiais de tecnologia e viagens — , do Google e da Mastercard. Os 17 ODS, propostos por líderes mundiais na Cúpula das Nações Unidas de 2015, reúnem metas a serem alcançadas até 2030.

Experiências — Uma plataforma online da OMT promove esforços do setor turístico com vistas ao cumprimento dos ODS. Trata-se de um espaço onde os usuários podem adicionar suas iniciativas, bem como suscitar discussões e compartilhar conteúdo. Além de crescimento econômico aliado a emprego, as metas da Agenda 2030 mais alinhadas ao turismo englobam, ainda, consumo e produção sustentáveis e a conservação de oceanos e recursos marinhos.

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