Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2020 - 09:41

Índia: uma grande aposta nas áreas de saúde e de dados

A Índia faz uma grande aposta nas áreas de saúde e de dados: o governo divulgou planos prevendo que cada indiano passará a ter um cartão de saúde, que permitirá acessar todas as informações médicas do cidadão, a serem armazenadas em uma grande base de dados. Esse cartão vem sendo chamado, em inglês, Health ID, algo como Identidade de Saúde.

Médicos, hospitais e farmácias deverão registrar nessa base de dados todas as informações sobre consultas, procedimentos, prescrições e compras de remédios. Em tese, é uma ideia interessante, pois ao atender alguém, o médico terá acesso imediato ao histórico do paciente, tornando o atendimento mais ágil e evitando riscos como o de prescrição de medicamentos que entrem em conflito com outros ou aos quais o paciente seja alérgico.

Há alguns pontos acerca dos quais são necessários cuidados, especialmente os ligados à privacidade e segurança dos dados; se esses aspectos não forem muito bem pensados, os cidadãos podem vir a sofrer sérios problemas.

Ainda não se fala em prazos para que o sistema entre em operação, mas os planos são ambiciosos: diz-se que, em três anos, todas as cidades e vilarejos do país estarão conectados por fibra ótica, o que é um dos fatores cruciais para o sucesso do ID Health .

A Índia é duramente atingida pela covid-19 e o sistema certamente não estará em funcionamento a tempo de ajudar no combate a essa pandemia, mas poderá ser muito útil no enfrentamento de situações similares.

De qualquer forma, implantar um sistema como esse e a infraestrutura necessária em um país que tem 1,4 bilhão de habitantes e uma área de 3,3 milhões de quilômetros quadrados, é um imenso desafio.

. Por: Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.| Perfil — A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras. Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira