Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2020 - 08:15

O dia depois da crise: o protagonismo da TI na vida das empresas


Você já deve ter percebido como a tecnologia tem aparecido cada vez mais em comerciais, novelas, programas de TV, revistas e jornais, e até nas conversas em família, com amigos e colegas de trabalho. Isso não deveria ser uma surpresa, já que nunca na história da humanidade consumimos tanta tecnologia, são smart tvs, smartwatchs, tablets, etc., e todos os dispositivos inteligentes que existem atualmente.

Além de todo um ecossistema de apps que tem transformado a maneira como adquirimos bens, serviços e informações, hoje. Devemos levar em conta que a TV digital no país e o sistema Android foram lançados a pouco mais de 10 anos.

Dentro das empresas, o cenário não é diferente. Em cada etapa produtiva, de atendimento ou de gestão, por exemplo, a TI se faz presente e vem ganhando mais espaço conforme aumentam as demandas por agilidade, assertividade e redução de custos. Tanto que muitos modelos de negócios tradicionais estão migrando para ambientes digitais - total ou parcialmente.

Em alguns casos, a TI está se transformando no Core Business de empresas, em segmentos antes tradicionais, como o financeiro e o varejo. Já existem instituições bancárias e lojas que operam 100% por aplicativos no smartphone, literalmente na palma da mão dos consumidores, uma verdadeira revolução que veio para ficar.

Ou você consegue imaginar um banco, hoje, sem aplicativo para os correntistas? E uma loja que não possui e-Commerce, dá para acreditar que isso já existiu? A tecnologia está praticamente em tudo o que as empresas fazem, e como fazem. E sem dúvida, ela é a chave para superar a crise que estamos passando.

As companhias que não acordarem para essa realidade, não vão sobreviver ao cenário pós pandemia que vem se desenhado. Garantir a continuidade do negócio nunca foi tão necessário, empesas tiveram que migrar urgentemente para home office, mudar a forma como atendem clientes e principalmente, revolucionar a forma como entregam seus produtos e serviços.

Ninguém estava preparado para a pandemia, mas aqueles que tinham investido em capacitação dos profissionais, parceiros ágeis e flexíveis e em uma liderança dinâmica, tem lidado melhor com esta situação.

Afinal, a imprevisibilidade faz parte da vida de qualquer gestor ou empresário, e quem não tem bola de cristal para antecipar os acontecimentos futuros, precisa estar preparado para suportar qualquer adversidade. Seja ela causada por forças naturais, ou pela mudança do comportamento de consumo da sociedade.

A pandemia do Coronavírus mostrou isso da forma mais drástica, nos dois sentidos. Para entender melhor, segundo dados do Sebrae, cerca de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam este ano. Entre as grandes varejistas, cerca de 4.065 lojas tiveram as atividades interrompidas só no mês de março, por causa do coronavírus.

O isolamento social forçou empresas, de todos os tamanhos e setores do mercado a adotarem o Home Office, enquanto boa parte da população começou a usar aplicativos para atender outras demandas de consumo, do restaurante ao supermercado, por exemplo.

Nesse contexto, redes de banda larga, dispositivos e apps móveis, softwares de conferência remota, hubs e sites de vendas etc., ganharam um papel fundamental para que continuássemos as nossas vidas da maneira mais próxima possível de como era antes.

Da mesma forma, a TI exerce cada vez mais dentro das companhias, um papel estratégico e indispensável para que os negócios não parem. Por isso, olhe atentamente para a sua área de TI, e certifique-se de que ela está atendendo as exigências da sua operação. Avalie onde é possível aprimorá-la, e o que falta para fazer o seu negócio evoluir, seja em atendimento ou processos de vendas, a fim de garantir que você não seja pego de surpresa.

Ou procure um parceiro capacitado, e com boa reputação, para ajudá-lo nessa tarefa. Você não irá se arrepender.

Fique bem, e faça sua parte!

. Por: Tiago Miranda, diretor Comercial e Marketing da Microcity.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira