Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2020 - 08:13

Reputação corporativa e empatia


Empatia. Para muitos, uma palavra da moda e que as pessoas e empresas vêm usando sem saber o que elas significam ou o papel que elas têm na construção da reputação e imagem.

No Aurélio, o dicionário mais comum da língua portuguesa, empatia quer dizer “capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela”. Basicamente, ela significa e colocar no lugar do outro para entender e compreender a situação vivida por aquela pessoa.

E agora, vocês devem estar se perguntando: por que a empatia é relevante para a reputação e imagem de uma empresa? É simples. A reputação corporativa, como costumamos chamar, é mensurada pela imagem que uma empresa transmite e a aceitação dela pelo seu público. Ela é, basicamente, o segredo para fidelização dos clientes e valorização da marca.

No contexto social atual, diretamente relacionado à pandemia do COVID-19, em que ficam ainda mais claras as diferenças sociais, grandes empresas estão vendo sua reputação despencar da noite para o dia, por não demonstrar empatia com a sociedade. Por outro lado, há dezenas de empresas que vem construindo uma reputação positiva por seu engajamento social.

A sociedade está mudando, em muitos aspectos, para melhor. Não haverá uma volta ao normal porque este é o novo normal: uma sociedade empática, cada vez mais preocupada em ajudar os mais necessitados. O grande problema é que muitas empresas só passam a se preocupar com a empatia quando sua reputação está em jogo e, nesse momento, precisam trabalhar para apagar incêndios, gerenciar a comunicação de crise e tentar recuperar a imagem.

. Por: Sílvia Fragoso, Jornalista, especialista em Administração de Marketing, Comunicação Empresarial e com 10 anos de atuação em Gerenciamento de Imagens e Crises. Gestora de Comunicação Corporativa do grupo Ser Educacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira