Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2020 - 08:25

Distribuidoras da NEoenergia instalam nova tecnologia

Que permite restabelecimento de energia em 60 segundos.

Com o sistema “Self Healing”, tempo médio de restabelecimento de energia caiu de 1,5 hora para 60 segundos. Equipamentos são instalados nas redes elétricas e Centros de Operações Integradas (COI) das distribuidoras

As distribuidoras da Neoenergia, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), instalaram, nos primeiros 90 dias do ano, 147 equipamentos automatizados nas redes elétricas de 49 municípios dos estados onde atuam. Os investimentos fazem parte do sistema “Self Healing” – auto recomposição, em tradução livre, que possibilita um reforço na confiabilidade do sistema elétrico da empresa.

Iniciado em junho de 2018, o sistema já conta com mais de 11 mil equipamentos instalados nas redes das distribuidoras, funcionando com o auxílio de um sistema lógico situacional, que possibilita, por meio de escolhas determinadas em sistema, a redução no tempo de restabelecimento do fornecimento de energia para localidades afetadas por possíveis interrupções de energia. Essas ocorrências são causadas, geralmente, por quedas de árvores, descargas atmosféricas ou ações de animais. É estimado que o tempo de espera para normalização de uma ocorrência foi reduzido de 1,5 hora para 60 segundos nos locais onde o sistema está em funcionamento.

A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição reforça o compromisso da Neoenergia e suas concessionárias com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. No primeiro trimestre de 2020, as empresas seguiram fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alcançando, no DEC — indicador que avalia, em horas, a qualidade do fornecimento: 13,06 (Coelba); 11,47 (Celpe); 9,37 (Cosern) e 7,22 (Elektro). Todas dentro da meta estabelecida pelo órgão regulador.

O projeto faz parte das iniciativas da Neoenergia para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: