Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2020 - 08:53

Como o período de quarentena pode propiciar momentos únicos com os filhos


Nessa etapa, você provavelmente já inventou milhares de coisas para fazer com as crianças em casa: brincou, estudou, fez bagunça, arrumou a bagunça, deixou tudo revirado, se divertiu e até mesmo se estressou. Enfim, os dias de quarentena, podem ser realmente desafiadores, e ficar em casa, em tempo integral, tem se mostrado uma missão quase impossível para muitos pais, que ainda somam ao dever do trabalho. Anteriormente, talvez jamais tivéssemos pensado que isolamento social, e a suspensão de atividades presenciais viessem a ser uma realidade em nossas vidas. Apesar de toda dificuldade que o momento traz, e com isso, a necessidade de adaptação e adequação, existem muitas coisas que podemos fazer para aproveitar melhor esse período com as crianças e adolescentes em casa.

Quantas vezes você ouviu alguém dizer que queria ter mais tempo para se dedicar a família e aos filhos? Ou que, ao chegarem em casa, as crianças já estavam dormindo, descansando para um próximo dia com agenda lotada de afazeres e atividades. Agora que estamos todos em casa, como criar uma conexão positiva entre pais e filhos? Uma maneira muito interessante é conversar: bater papo mesmo! Você já parou para pensar que o diálogo faz parte do dia a dia de crianças e jovens, seja durante as aulas, com os colegas ou com o professor, ou seja ainda com o porteiro da escola?

Nesses momentos, eles expressam opiniões, compartilham semelhanças e diferenças, e conhecem mais a si mesmos, aos outros, e se deparam ainda com a oportunidade de socializar atitudes e pensamentos. Aproveite para conversar mais com seus filhos. Manter uma aproximação autêntica com crianças e jovens, e ter conversas sinceras, nem sempre é algo fácil. Ainda assim, são momentos como estes que irão ajudá-los a criar boas memórias em família, colaborando também para gerar vínculos de confiança, ao torná-los mais conscientes dos papéis que querem desempenhar. Esses momentos permitem também construir referências familiares próprias.

Uma maneira bem divertida e interessante de fazer isso pode ser por meio da criação de um momento para o bate papo em casa. É muito importante manter a leveza e a ludicidade, no caso das crianças. Como sugestão, uma iniciativa muito bacana é a campanha #conversarfazbem, em que os pais registram as respostas de perguntas que fizeram aos filhos e as compartilham. As perguntas são relacionadas a sentimentos, educação, cultura, curiosidades, esportes e outros temas.

O período de quarentena pode ser realmente desafiador. No entanto, tão grande quanto os desafios são as possibilidades de aproveitar este tempo com aqueles que amamos. Temos agora a oportunidade de conhecer melhor nossos filhos e de permitir que eles também nos conheçam, compartilhando nossas ideias, memórias, alegrias e pensamentos. Podemos aprender a ter mais paciência para manter a harmonia em casa, tolerância para respeitar nossas diferenças e a criar momentos de conexão, empatia e laços de confiança. Assim, quando tudo isso passar ficará a proximidade, amor e carinho que cultivamos durante este momento.

. Por: Priscila Cerdeira, especialista educacional da International School, programa de educação bilíngue nas escolas. Formada em História e pós-graduada em Educação pela PUC-RS com especialização em educação moderna. Pós-graduada pela PUC-SP em Sociedade e Cultura, com certificação internacional Celta E CAE de Cambridge. Atuou como professora em todos os segmentos, educadora em museus e instituições culturais e no desenvolvimento de materiais interativos no ensino de idiomas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira