Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2020 - 10:45

O papel das lideranças empresariais na mitigação da crise

Causada pelo novo Coronavírus.

A pandemia da doença Covid-19 vem causando uma série de mudanças na rotina das pessoas em todo o mundo. A forma rápida como o vírus se espalha é um desafio gigante para governos, sistemas de saúde e economia. Estamos acompanhando as informações e analistas acreditam que a proliferação do coronavírus ainda não atingiu a sua fase mais crítica no Brasil. Isso significa que precisamos agir para conter o contágio e pensar em soluções para ajudar na economia.

Lideranças empresariais têm um papel importante neste processo em muitos sentidos. Dados do "Trust Barometer", pesquisa global sobre o nível de confiança que a população deposita em diferentes instituições, realizada com 33 mil pessoas em 27 países, entre eles o Brasil, mostra que, por aqui, 77% dizem confiar no empregador, 58% dizem confiar no mercado de forma geral, 41% na mídia e 28% no governo. Isso significa que as empresas têm uma grande responsabilidade também quanto às informações sobre prevenção, cuidados e medidas de proteção.

Hoje, contamos com mais de 300 colaboradores, e estamos com a operação funcionando 100% em home office. Mesmo com uma operação complexa, cumprindo diversas obrigatoriedades e protocolos de segurança, já que a Nexxera é hoje a principal empresa no mercado de intermediação de sistemas bancários do Brasil, conseguimos fazer isso em apenas dois dias, colocando um plano de contingenciamento elaborado pela nossa infraestrutura. Isso mostra nossa capacidade de resiliência e rápida adaptação, além do comprometimento de um time engajado.

Somos uma empresa que pode continuar trabalhando de forma remota, pois é nítido o sucesso dessa operação. Em relação ao nosso time, ainda temos outras ações para beneficiar os colaboradores, como antecipação do vale refeição e alimentação; estrutura para home office para aqueles que sinalizaram dificuldades, como cadeiras, computadores, monitores, fones de ouvido, e outros equipamentos; programa para apoio à saúde mental do colaborador com a equipe de psicólogos da Nexxera, ginástica laboral online, entre outros. E queremos ir além do nosso dever de casa com os colaboradores. Ajudar na economia e na sustentabilidade está no nosso DNA. Neste sentido, a Nexxera está preparando uma solução com foco no micro e pequeno empreendedor que hoje está em risco, com o objetivo de reduzir o seu custo operacional, aumentar a eficiência da gestão e colaborar com o funcionamento da economia.

Desde 2016, somos signatários da Rede Brasil Pacto Global, iniciativa que convida empresas a alinharem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. E o nosso posicionamento em um momento como esse não poderia ser outro, que não seja a preocupação com os nossos colaboradores, a eficiência na entrega de resultados aos nossos clientes e a convicção de que temos de colaborar com o ecossistema de empreendedorismo para ajudar o país a superar a recessão econômica que certamente nos aguarda nos próximos meses.

Participamos na terça-feira, 24 de março, de uma reunião com cerca de 50 grandes empresas para compartilharmos as experiências e pensarmos de forma conjunta em soluções. Assim, estamos nos reunindo em uma frente empresarial de enfrentamento ao Covid-19. Neste grupo, estão empresas como o Grupo Nexxera, Ambev, Ultragaz, Microsoft, SAP, Hospital Albert Einstein, que está fazendo um papel fantástico liderando esta frente em São Paulo e transformando o Pacaembu em hospital, além de diversos empresários de diferentes setores. Estamos iniciando uma tratativa, uma união de esforços, para levar soluções tecnológicas que viabilizem o micro e pequeno empreendedor no Brasil.

Ainda por meio do Instituto Nexxera, daremos continuidade às nossas ações de desenvolvimento de empreendedores e negócios de impacto social, seguindo com a realização, de forma remota, dos nossos programas de mentorias, a exemplo do Conexxão de Impacto e Conexxão Startups. Uma forma de contribuir com a formação e a qualificação de empreendedores, e com o desenvolvimento sustentável do nosso país. Além disso, estamos unindo esforços para dar visibilidade às iniciativas de mobilização de recursos para apoiar Organizações da Sociedade Civil da Grande Florianópolis, mobilizando a nossa rede de colaboradores voluntários e também a comunidade. A crise vai passar. Juntos, somos mais fortes.

. Por: Edson Silva, presidente do Grupo Nexxera.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira