Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2020 - 09:24

A mineração contribui na elaboração de quase tudo que nos cerca no dia a dia?

No Brasil há uma grande diversidade de formações geológicas, o que confere ao país uma grande variedade de minérios. Curiosamente, estes minerais estão presentes diariamente em nosso cotidiano. Um exemplo disso é o minério de ferro que serve de matéria-prima para a fabricação do ferro e aço. Estes que são uns dos principais elementos encontrados nas estruturas de casas, hospitais, viadutos, estradas, máquinas e ferramentas. Os mesmos também são empregados na formulação de remédios, confecção de roupas e fabricação de eletrodomésticos e automóveis. Ou seja, o minério é a base para o desenvolvimento de diversos produtos ligados ao ferro e aço.

O território brasileiro, possui uma infinidade de riquezas naturais, que proporciona ao país lugar de destaque na mineração mundial. Os escudos cristalinos são uns dos três principais formadores da estrutura geológica do país e a sua importância é enorme para o setor minerário, visto que nele são encontradas rochas metamórficas, que ajudam no desenvolvimento do minério de ferro e manganês.

Da mesma forma que a água e os vegetais, os minérios também possuem origens na natureza e são extraídos e transformados em produtos úteis a população por meio da atividade mineradora. Operações mais eficientes e uma rigorosa gestão ambiental aliadas a práticas de conservação ambiental, formam a base para o desenvolvimento de uma mineração moderna com bases sólidas e sustentáveis.

Além de se fazerem presentes na maioria das atividades da vida cotidiana, os materiais metálicos e não metálicos advindos da transformação de minérios – vidro, aço, cimento, carvão, materiais cerâmicos, areia, brita, fertilizantes, argila, pilhas, baterias, tintas, joias, papel, sal, utensílios domésticos e médicos, entre outros – também possuem grande relevância para economia de nosso país, visto que correspondem a quase 4% do PIB nacional e 8% das riquezas do estado mineiro. A extração mineral como um todo é uma atividade econômica bastante importante para o país, pois influi na geração milhares de vagas de empregos, arrecadação de impostos e exportação de produtos.

Conforme dados do Cadastro Nacional de Produtores de Brita, da Agência Nacional de Mineração (ANM), a rocha britada corresponde ao segundo item de maior expressão da produção mineral brasileira, só perdendo em quantidade para o minério de ferro. Atuando ativamente neste campo, o nosso grupo possui como carro-chefe as jazidas de gnaisse, de onde são extraídas as matérias-primas para o tratamento e produção de agregados. Em atividade há cerca de 40 anos, o Grupo MBL atua principalmente na extração de agregados para a construção civil, mas também possui operações em setores estratégicos ligados ao seu negócio, como uma fábrica de pré-moldados de concreto e uma usina de produção de asfalto. Ainda possuímos negócios no setor imobiliário e de minerais metálicos. Presente em diversas regiões do estado, a nossa organização contribui para a efetivação de obras em todo o centro-oeste de Minas Gerais.

. Por: Jerri Alves, superintendente do Grupo MBL.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira