Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2008 - 12:16

Porto do Rio Grande recebe o maior navio porta-contêineres de sua história


O Rio de La Plata, da armadora alemã Hamburg Süd, que possui capacidade para transportar 5,9 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), está operando no cais do Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande).

O Porto do Rio Grande recebeu no dia 8 de maio (quinta-feira),o navio Rio de la Plata, de bandeira alemã, o maior navio porta-contêineres em operação na costa brasileira e o maior da categoria a operar em Rio Grande. A embarcação está destacada para realizar o serviço na rota Ásia-Costa Leste da América do Sul. A última escala foi em Buenos Aires e de Rio Grande ele parte para o Porto de Paranaguá (PR).

O Rio de La Plata, da armadora alemã Hamburg Süd, que possui capacidade para transportar 5,9 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), está operando no cais do Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande). No porto gaúcho o navio movimentou 450 TEUs, entre embarque (263 TEUs) e desembarque (187TEUs ), destacando-se mercadorias como tabaco, tanino e produtos químicos. Por volta das 16 horas o navio deixou Rio Grande. A partir dessa operação, o Rio de la Plata passa a escalar regularmente o porto rio-grandino.

Dentre outras características da embarcação, está o calado, de 13,5 metros (quando totalmente carregado); a velocidade, de até 23 Km/h; o comprimento, de 286 metros; a largura, de 40 metros; e a quantidade de plugs, num total de 1.365 tomadas para contêineres reefers (contêineres refrigerados).

Além de ser o maior de sua categoria o Rio de La Plata é uma das maiores embarcações que o porto rio-grandino já recebeu, perdendo apenas para a plataforma P53, com 346,5 metros de comprimento e 57,3 metros de largura. O anterior recorde era do navio petroleiro Sonangol Girassol, com 274 metros de comprimento por 48 de largura.

O Rio de La Plata, foi construído pelo estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., na Coréia do Sul, e lançado ao mar no dia 2 de abril, na cidade de Okpo. É o primeiro de uma série de seis que serão construídos a partir do mesmo projeto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: