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13/03/2020 - 08:46

Como os Suplementos Alimentares auxiliam na prática de Exercícios?


Nutricionista explica os benefícios para iniciantes na academia e desportistas.

Sabemos que muitas pessoas estão preocupadas com a saúde e intensificam os cuidados com a estética e melhora da performance. Diante disso, a disposição para praticar exercícios físicos se torna maior e a procura por suplementos alimentares que possam auxiliar as pessoas nos seus objetivos de bem-estar também.

Para quem deseja perder peso, ganhar massa magra ou simplesmente melhorar o rendimento no treino, é importante avaliar a modalidade ideal que seja adequada ao seu foco. Neste contexto, a suplementação surge como uma grande aliada para ajudar a atingir seu objetivo e melhorar a qualidade de vida. O ponto de atenção é a orientação profissional para cada necessidade, pois a suplementação precisa estar adequada ao seu estilo de vida.

"Hoje, o mercado de suplementos no Brasil está preparado para atender diferentes tipos de consumidores. A indústria está em constante atualização e tanto desportistas e atletas como pessoas em geral, podem se beneficiar do consumo dos suplementos alimentares", declara Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri.

Para quem deseja diminuir a gordura corporal, o nutricionista Rodrigo Loschi, explica que alguns suplementos podem auxiliar no processo, promovendo a lipólise (quebra de gordura). "Existem suplementos que podem aumentar o gasto calórico (de forma discreta) e aumentar a dissipação de calor, como a cafeína, pimenta, chá verde, gengibre e erva-mate2". Quando o foco é o ganho de massa magra a suplementação também pode ajudar. "Se a alimentação está adequada (ingestão de macronutrientes e micronutrientes), um dos principais suplementos que pode auxiliar nesse processo é a creatina monoidratada", afirma o especialista.

É muito importante a orientação profissional do médico ou nutricionista, pois o tipo de suplemento e a quantidade recomendada varia de acordo com o estado de saúde de cada indivíduo. Na hora de escolher o suplemento algumas questões precisam ser observadas pelo consumidor, para isso, a Brasnutri criou o informativo "O que devemos saber ao comprar suplementos nutricionais", disponível no endereço: http://www.brasnutri.org.br/arquivos/publicacoes/Folheto_Brasnutri_Institucional.pdf

Entrevista com o nutricionista Rodrigo Loschi: 1 - Quais os melhores suplementos para iniciantes na academia? - RL: O iniciante no treinamento resistido pode apresentar uma resposta adaptativa que é manifestada como dor muscular tardia (DOMS), gerando desconforto e muitas vezes abandonando o treinamento nas primeiras semanas. Um erro comum, é o indivíduo consumir por conta própria um anti-inflamatório não esteroidal (AINES) e seu uso acaba inibindo a resposta adaptativa induzida pelo treinamento. Portanto, o uso de proteínas em pó de alto valor biológico (AVB), como o whey protein e a albumina, que forneçam alta concentração de aminoácidos essenciais, além de BCAAs, frutas vermelhas ricas em antocianinas (pigmentos que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas). e Ômega 3, podem ajudar a reduzir essa DOMS1 .

2- Suplementos podem auxiliar os desportistas na perda de gordura corporal? Quais os mais indicados? -RL: Podem auxiliar promovendo lipólise (quebra de gordura) e favorece maior oxidação de gordura (perda de gordura), porém, esse processo vai depender da capacidade oxidativa do indivíduo. Existem suplementos que podem aumentar o gasto calórico (de forma discreta) e aumentar a dissipação de calor. Os suplementos que podem promover esse processo são: cafeína, pimenta, chá verde, gengibre e erva-mate2.

3 - Além da alimentação saudável quais os suplementos alimentares que podem auxiliar no ganho de massa magra (hipertrofia muscular)? -RL: Se a alimentação está adequada (ingestão de macronutrientes e micronutrientes), um dos principais suplementos que pode auxiliar nesse processo é a creatina monoidratada. Foi analisado, por meio de estudos científicos, que a suplementação via oral com a creatina monoidrata aumenta a concentração de fosforilcreatina, auxilia no aumento de força, potência e afeta o processo miogênico (formação do tecido muscular). Altera as secreções de miocinas (poderosa enzima de saúde produzida na musculação), como a miostatina (proteína que exerce um potente efeito inibitório sobre o crescimento e desenvolvimento do músculo esquelético) e o IGF-1 (peptídeo produzido principalmente no fígado por estímulo do hormônio de crescimento). Aumenta a expressão de fatores miogênicos (hipertrofia, determinantes do ganho de força muscular), resultando na atividade e proliferação de células satélites3 (diretamente envolvidas nas respostas de caráter regenerador e nos processos de hipertrofia e hiperplasia no músculo adulto).

4 - Quais os suplementos ideais para treinos aeróbicos? -RL: O consumo de carboidratos é a melhor escolha, seja na opção em gomas, géis ou em pó. Pois o glicogênio muscular (estoque de energia rápida do organismo) e a glicemia são os substratos mais importantes para o músculo em contração. A fadiga durante o exercício prolongado é frequentemente associada à diminuição de glicogênio muscular e a concentrações reduzidas de glicose no sangue. Desta maneira, acredita-se que altas concentrações de glicogênio muscular e hepático, pré-exercício, sejam essenciais para o desempenho ideal4. A ingestão de carboidratos (CHOs), com a composição e orientação adequada, oferece vantagens sobre a ingestão de lipídios como substrato energético. Proporciona maior rendimento de adenosina trifosfato (ATP - molécula que funciona como fonte de energia para a realização da maioria dos processos celulares) por volume de oxigênio, que pode ser entregue às mitocôndrias, dessa forma, melhorando a eficiência do exercício5.

Referências: 1. Harty, P. S., Cottet, M. L., Malloy, J. K. & Kerksick, C. M. Nutritional and Supplementation Strategies to Prevent and Attenuate. Exercise-Induced Muscle Damage: a Brief Review. Sport. Med. - Open 5, 1-17 (2019).

2. Jeukendrup, A. E. & Randell, R. Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Obes. Rev. 12, 841-851 (2011).

3. Kreider, R. B. et al. International Society of Sports Nutrition position stand?: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise , sport , and medicine. Int. Soc. Sport. Nutr. 14:18 (2017). doi:10.1186/s12970-017-0173-z

4. Jeukendrup, A. E. Carbohydrate intake during exercise and performance. Nutrition 20, 669-677 (2004).

5. Burke, L. M. et al. International Association of Athletics Federations Consensus Statement 2019?: Nutrition for Athletics Recognizing the Special Issues of Event Groups in Athletes. Int. J. Sport Nutr. Exerc. Metab. 29, 73-84 (2019).

Perfil — Rodrigo Loschi, nutricionista, pós-graduado em Nutrição Esportiva, Nutrição Clínica e Fitoterapia. Professor dos cursos de pós-graduação da VP Centro de Nutrição Funcional (Nutrição Esportiva Funcional e Fitoterapia). Consultor científico de suplementos da Supley Laboratórios - Max Titanium. | Rosangela Andrade.

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