Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2019 - 08:40

Aeroporto de Salvador estreia e-gate da Gunnebo


Que agiliza atendimento a passageiro. Com novo equipamento, turista brasileiro não precisa passar por balcão de atendimento, desonerando os agentes da Polícia Federal de atividades operacionais, de forma que possam desempenhar outras funções.

Passageiros brasileiros de voos internacionais do Salvador Bahia Airport, terão sua vida facilitada a partir deste mês. Nos dias 24 e 25 de outubro, a Concessionária do Aeroporto de Salvador — integrante da rede Vinci Airports —, que administra o aeroporto da capital baiana desde janeiro de 2018, homologou o portão eletrônico (e-Gate) Gunnebo ImmSec, uma solução automatizada para o controle de fronteira e áreas de imigração. Empresa de origem sueca que é referência no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo, a Gunnebo (www.gunnebo.com.br) quer agora também ganhar espaço no país com as suas soluções Entrance Control, já amplamente utilizadas especialmente na Europa.

O ImmSec possui dispositivos de reconhecimento biométrico facial, além de verificação de autenticidade dos dados do passaporte via chip e escaneamento do documento, checando os vários níveis de segurança, muitos deles invisíveis a olho nu, que os passaportes possuem, garantindo assim a autenticidade do documento. Após essa validação inicial, os dados são enviados para o sistema integrado da Polícia Federal, que “decide” se o passageiro está apto, ou não, a entrar ou sair do país. Tudo isso em apenas alguns segundos, acelerando todo o processo, além de dar mais segurança às autoridades locais.

Pelo processo manual, com passagem pelo balcão e guichê, o turista gasta cerca um minuto em toda a operação. Em um processo automatizado, ele levará, em média, cerca de 30 segundos, o que representa uma redução considerável no tempo de atendimento. “Ganham o turista, que é liberado rapidamente com a automatização do processo de entrada e coleta de dados; o aeroporto, que reduz o tempo de fila, garantindo passageiros mais satisfeitos e com mais tempo livre para usufruir da estrutura de serviços e compras, e também as autoridades policiais, que aumentam a segurança com a integração de tecnologia biométrica”, afirma Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Gunnebo.

A operacionalização atual do portão de imigração é uma parceria desenvolvida com a Gunnebo para permitir sua entrada no mercado brasileiro, através da realização de uma Prova de Conceito (PoC). Em setembro, após tratativas entre a VINCI Airports e a Polícia Federal, foram realizados testes com funcionários do próprio aeroporto. Em outubro, foram processados passageiros reais sob acompanhamento de agentes da Polícia Federal. A partir do dia 9 de dezembro, ele passou a ser utilizado em condições reais com brasileiros oriundos de rotas do exterior. Sua aquisição ainda não foi confirmada pelo Aeroporto de Salvador.

Ampliando a capacidade de atendimento -—A possibilidade de aquisição do ImmSec pela VINCI Airports, administradora de 46 aeroportos em 12 países, acompanha o momento de investimentos na infraestrutura do aeroporto baiano. A implantação do equipamento no desembarque internacional irá auxiliar a entrada de brasileiros vindos do exterior.

A Gunnebo — Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo é líder mundial em soluções de controle de entrada, além de ser a pioneira na introdução da solução de automatização para ajudar aeroportos e as companhias aéreas a lidar com o crescimento de passageiros. As soluções Entrance Control da Gunnebo estão presentes em mais de 100 aeroportos de todo o mundo, além de 70 mil portas de acesso (mais de 2 mil delas em aeroportos) instaladas em metrôs e estádios em todo o mundo. No Brasil a companhia destaca-se também como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV, etc), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias. | www.gunnebo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira