Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Sociedade civil teve canal de diálogo na Cúpula do Mercosul, destaca assessor

Brasília - Além dos presidentes e chefes de Estado, os movimentos sociais e entidades civis puderam opinar sobre o processo de integração dos países sul-americanos, durante a 32ª Reunião de Cúpula do Mercosul. Segundo Renato Martins, assessor especial da Secretaria Geral da Presidência, esse é um momento "de importância extraordinária", porque a sociedade pôde contribuir, de alguma forma, como o processo de integração.

“Para ampliar o processo de integração é preciso ir além dos acordos comercias, da integração econômica. É preciso trazer os movimentos sociais para que eles, com a energia social, com as propostas de baixo para cima, apresentem suas sugestões e alternativas para o avanço do Mercosul”, enfatizou, em entrevista hoje (19) à Rádio Nacional.

Martins informou que antes do encerramento do encontro o delegado da Cúpula Social – o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique – entregou documento com as sugestões e proposições aos representantes dos 11 países participantes.

Esse documento é resultado da discussão da 1ª Cúpula Social do Mercosul, realizada em Brasília no final no ano passado. Cerca de 500 representantes de movimentos sociais de cinco países membros do bloco e de países associados, como Chile e Bolívia, participaram dos debates e da elaboração do texto.

Segundo Martins, o documento traz uma séria de propostas nas áreas de educação, saúde, igualdade de gênero e direitos humanos. Mas o principal ponto é a sugestão de que os futuros encontros do Mercosul tenham a participação da sociedade. “Esse é um canal de diálogo privilegiado, pois ocorre no mais alto nível decisório do Mercosul”, destacou.

A 32ª Reunião de Cúpula do Mercosul terminou hoje no Rio de Janeiro. Entre os pontos debatidos, estão a integração sul-americana, questões econômicas e o possível ingresso da Bolívia no bloco.| Juliana Sacerdote/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira