Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2019 - 08:48

A importância do autoconhecimento na construção da liderança

O autoconhecimento é um bom ponto de partida para a saúde mental e o bem-estar pessoal de qualquer ser humano. Mas autoconhecer-se não faz bem apenas ao indivíduo enquanto pessoa física. Para quem exerce papel de liderança em empresas e organizações, o autoconhecimento é tão essencial quanto a capacitação técnica exigida para o cargo.

Saber identificar e trabalhar os próprios pontos fortes e fracos é característica fundamental dos líderes de alto desempenho. Para estes profissionais, a busca do autoconhecimento deve ser um processo contínuo, diário, procurando aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado decorrentes da relação com os superiores e os subordinados.

Assim como na vida pessoal, nunca se pode ignorar as lições que se apresentam no dia a dia profissional. Na carona do conhecimento de si mesmo, vem a autoestima e, com ela, crescem as condições para que o profissional consiga exercer o papel de protagonismo que dele se espera no âmbito corporativo.

Ao alcançar um bom nível de autoconhecimento, o líder capacita-se também para outro passo essencial no dia a dia do trabalho: identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe. A partir daí, será possível traçar estratégias para melhor explorar as virtudes de cada profissional, oferecendo também aos comandados a possibilidade de desenvolvimento nos aspectos nos quais precisam melhorar.

A visão macro sobre as qualificações e os perfis humanos da equipe é fundamental para que o líder consiga antever possíveis reações (positivas ou negativas) decorrentes de suas ações, preparando-se para agir da forma mais adequada possível, evitando momentos de desestabilização do ambiente produtivo. Tudo isso é essencial para que a equipe se mantenha motivada, contribuindo de forma focada para o alcance das metas da empresa ou organização.

Dito isso, podemos começar a pensar no passo seguinte: como buscar o autoconhecimento? Creio que não exista uma resposta única e suficientemente abrangente para todos os perfis profissionais. Por isso, acredito que este caminho deva ser trilhado de forma individual por cada líder, dentro de suas possibilidades e de seu universo pessoal.

Alguns passos iniciais para quem busca autoconhecimento podem ser fazer uma viagem sozinho, pedir feedbacks de amigos, colegas e familiares, realizar caminhadas solitárias e sem rumo tentando mergulhar na própria consciência, caminhar e dialogar com pessoas próximas, observar a sua própria postura corporal ou até mesmo buscar o apoio de um profissional de coaching.

Enfim, os caminhos são muitos – talvez infinitos – e dos mais variados tipos. Mas o que importa, no fim das contas, é sempre o destino: o autoconhecimento e os efeitos que ele trará para a sua vida e pessoal e profissional.

. Por: Fábio Pajaro, empresário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira