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24/08/2019 - 06:19

A estrada para ser a maior franquia de marketing digital do mundo

Se um adolescente voltasse 30 anos no tempo, no momento em que a internet como conhecemos foi criada, ele ficaria assustado ao encontrar o mundo essencialmente diferente. Da mesma forma, é improvável que em 1989 profissionais de comunicação tenham sequer imaginado que a conexão remota entre computadores seria um fator tão determinante para o sucesso de negócios.

Sonhar com marketing digital é uma experiência nova, assim como tudo que envolve essa estratégia de comunicação. Por isso mesmo é tão comum surgir tantos experimentos confusos, caminhos errados e resultados improdutivos nesse setor. É parte do processo de amadurecimento. Há uma tendência, porém, que ainda possui muitos adeptos, mas logo será vista como um dor do processo de crescimento: franquias de marketeiros inativos.

A maioria das oportunidades relacionadas às franquias de marketing digital oferece ao franqueado a possibilidade de se tornar um agente de vendas. Ele é encarregado, por exemplo, de comercializar uma ferramenta específica com possíveis compradores. Não que essa não seja uma atividade necessária atualmente, mas ao depender tanto dessa venda, ele vive sob o risco constante de algo dar errado e a falência se tornar iminente.

O franqueado precisa possuir controle sobre o que, de fato, consegue agregar valor para o cliente. Quando sentimos a necessidade de aumentar a capilaridade geográfica da V4 Company, essa foi uma das nossas maiores preocupações. As peculiaridades locais influenciam a forma como o marketing é realizado, mas o processo precisa ser bem desenhado para que a qualidade seja a mesma em qualquer lugar.

Perto de completar dois anos desde que começamos o modelo de franquias, entendemos que os dois pontos principais para alavancar um modelo passa pelo gerenciamento de processos e a formação de pessoas. Para processos, buscamos garantir as melhores tecnologias, mantemos um acompanhamento constante das atividades, investimos em P&D e tiramos a obrigação do franqueado de realizar a venda: os clientes vêm, na sua grande maioria, pela matriz.

O desafio para a formação de pessoas é mais complexo. Muitas práticas do marketing, até pouco tempo reverenciadas, agora estão ultrapassadas. A maior parte dos profissionais não conseguiria replicar a metodologia desenvolvida em seus empreendimentos. Por isso, mesmo após um rigoroso processo seletivo, os franqueados passam por necessários 100 dias de treinamento, incluindo um estágio remunerado e qualificações diversas.

Foi neste cenário que uma empresa de marketing criada no chão da cozinha de uma periferia do Rio Grande do Sul chegou a quase 100 franquias no Brasil e desenvolveu projetos para 20 países. Pelo ritmo e planos para os próximos anos, esse número deve chegar a 1.000 até 2024. A estrada até o rótulo de maior franquia de marketing digital do mundo ainda está sendo pavimentada, mas já pegamos um atalho.

. Por: Dener Lippert, CEO da V4 Company

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