Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2019 - 09:12

CCBB-Rio e Paço Imperial com a exposição do artista chinês Ai Weiwei


Parte da mostra, que já passou por São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, também poderá ser vista no Paço Imperial, na Praça

Os trabalhos de um dos maiores nomes da arte contemporânea poderão ser vistos pelo público carioca a partir de 21 de agosto a 04 de novembro. A exposição "Ai Weiwei — Raiz", formada por 60 obras feitas pelo artista chinês, está no Centro Cultural Banco do Brasil do RIo (CCBB - Rio) e Paço Imperial.

Ai Weiwei é conhecido por realizar grandes instalações — essa característica do trabalho do artesão poderá ser notada pelo visitante com certa facilidade antes mesmo de entrar no prédio do CCBB-Rio.

Na área externa do centro cultural, está instalada a obra "Forever Bicycles" ("Bicicletas para sempre") — constituída por mais de mil bicicletas de aço inoxidável, a criação é uma referência direta ao meio de transporte que, durante muitos anos, foi o mais utilizado na China.

Na infância, Ai Weiwei e sua família precisaram deixar o país devido à Revolução Cultural. Além de funcionar como uma lembrança dos dias de sua juventude, para o artista as bicicletas também são um símbolo de liberdade.

Outros três trabalhos que podem ser enquadrados no mesmo conceito são "Grapes", — instalação formada por 32 bancos de madeira da Dinastia Qing unidos por meio de técnicas tradicionais de marcenaria chinesa - "Martin" e "Level".

Os dois últimos fazem parte da série "Seven roots" -— tratam-se de obras criadas a partir de raízes desenterradas na região de Trancoso, na Bahia.

Outra obra a ser vista na exposição é "Sunflower seeds" ("Sementes de girassol"). Feita a partir de milhões de sementes de porcelana pintadas à mão por artesões chineses, a instalação é uma crítica à produção em massa e à perda da individualidade.

No Paço Imperial, será possível ver 15 obras do criador. Entre elas, "Law of the journey - Prototype B" ("Leis da viagem - Protótipo B"). Criada após uma temporada na ilha grega de Lesbos, a obra é formada por um barco inflável de 16 metros de comprimento e com figuras humanas feitas de PVC.

Radicado em Berlim, o artista também sempre busca uma forma de interação com a cultura do país no qual expõe sua obra. Aqui, ele criou um múltiplo feito por peças em porcelana de quatro elementos gastronômicos típicos brasileiros: fruta do conde, ostra, dendê e abacaxi.

Além da área externa, "Ai Weiwei - Raiz" vai ocupar a rotunda e o segundo andar do do CCBB-Rio. A exposição, que tem curadoria de Marcello Dantas e conquistou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como a melhor mostra e 2018, já passou pelo pavilhão Oca Ibirapuera, em São Paulo, pelo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e pelo CCBB de Belo Horizonte.

. Exposição "Ai Weiwei— Raiz", de 21 de agosto a 04 de novembro, de 21 de agosto a 04 de novembro, de quarta a segunda, das 9h às 21h, no CCBB-Rio, CCBB-Rio - Rua Primeiro de março, 66 – Centro do Rio. Entrada gratuita. Classificação: livre.

Paço Imperial, Praça XV, 48 Centro do Rio. Telefones: CCBB-Rio (3808-2020) | Paço Imperial (2215-2093). Entrada gratuita. Classificação: livre. | G1

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: