Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2019 - 09:39

Mudança de indexação de crédito imobiliário para IPCA

Abre espaço para novos modelos de amortização, aponta Credihome.

A mudança da indexação de linhas de crédito imobiliário da Taxa Referencial (TR) para indexadores de inflação como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá ter um impacto significativo em toda a cadeia imobiliária, transformando a dinâmica do mercado e abrindo espaço para outros modelos de amortização, de acordo com a Credihome, plataforma online de soluções de crédito para compradores e proprietários de imóveis.

“A expectativa é de que o mercado receba positivamente a mudança, tanto quanto ao tipo de indexador - que já é muito mais familiar ao brasileiro — quanto em relação à perspectiva de adoção de outros modelos de amortização como da tabela Price, mundialmente utilizada”, aponta Bruno Gama CEO da Credihome.

Hoje o sistema de amortização mais usado é o SAC, que consiste em amortizações constantes, com prestações mais altas no começo do financiamento e parcelas decrescentes, pressionando o orçamento das famílias no início do ciclo de financiamento. Já o modelo Price, usando bastante no varejo e em demais modalidades de financiamento no Brasil, adota parcelas fixas.

Segundo o executivo, a nova indexação permite modernizar o modelo financeiro de financiamento imobiliário, instrumentalizando novas fontes de recursos e dando força para novos agentes da cadeia, com estímulo à competição.

“A TR acabava restringindo o funding ao mercado imobiliário a um pequeno grupo de instituições financeiras. Com a adoção de um indexador de mercado, a expectativa é de que isso estimule a entrada de novos players nesse mercado. O aumento de concorrência permite a imediata flexibilização de produtos e processos, trazendo inovações na prateleira de produtos, além de incentivar a queda dos custos para o consumidor”, explica Gama.

Perfil — A CrediHome é uma plataforma online de soluções de crédito para compradores e proprietários de imóveis, criada para descomplicar o mercado imobiliário, reinventando a forma de se fazer negócio via financiamento imobiliário e crédito com garantia de imóveis de modo ágil e flexível. A startup atua nos mercados B2C e B2B, com financiamento próprio e de mais de dez bancos parceiros e mais de 3.000 canais de distribuição como imobiliárias, corretores independentes, assessorias imobiliárias, entre outros.

A Credihome iniciou suas atividades no início de 2018. Bruno Gama, seu co-fundador, traz mais de 12 anos de experiência na originação e concessão de financiamentos imobiliários e Luis Claudio Garcia de Souza, por meio da Finvest, aporta a experiência de ter fundado a UBF Garantias e Seguros, Rio Bravo, RB Capital e Captalys, empresas especializadas em crédito e serviços financeiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: