Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2019 - 08:32

IBM mostra como Inteligência Artificial pode ajudar empresas no varejo

Durante o segundo dia do 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, uma das palestras que chamou a atenção do público foi a de Cláudio Pinheiro, cientista-sênior de Dados da IBM Brasil. Ele mostrou aos presentes como a quase infinita quantidade de dados que tem sido produzida pela humanidade pode ser utilizada a favor dos negócios, se organizada de forma estruturada. É aí que a inteligência artificial pode ajudar, em forma de ferramentas como os algoritmos.

"Em 2020 a quantidade de dados produzida chegará a 1,7 MB/segundo por pessoa no planeta, e isso é muita coisa. Soma-se a isso o fato de que 80% dos indivíduos estão dispostos a compartilhar suas informações pessoais em troca de ofertas personalizadas", disse o palestrante. Cerca de 85% dos millenials e 70% dos baby boomers acreditam que conteúdos gerados por usuários e nas mídias sociais influenciam nas decisões de compra.

Mas além de grandes plataformas de tecnologia, como Amazon ou Netflix – que otimizam a oferta de acordo com as opções dos usuários - redes nacionais de varejo já têm aplicado esse tipo de informação para ganhar clientes. É o caso de apps de supermercados, por exemplo, que oferecem descontos de acordo com os hábitos dos consumidores cadastrados.

Apesar disso, os negócios continuarão a atender, necessariamente, os pontos essenciais para o consumidor. "Por exemplo, no segmento de combustíveis, a qualidade do produto continuará a ser o chamariz para o posto. Um preço muito baixo pode gerar desconfiança, a não ser que seja praticado por grandes redes. O bom produto básico é que vai desencadear outras compras".

O palestrante mostrou como novas ferramentas, com interface mais amigável, estão aproximando todo tipo de varejo à inteligência artificial. Informações como o tipo de público atendido, a quantidade de produtos vendidos, tempo médio de atendimento, recomendação de produtos e de fornecedores podem ser cruzadas para extrair não apenas informações sobre um período passado, mas também para gerar insights para o futuro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: