Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2019 - 10:02

Dissertação de Mestrado Profissional do CTC/PUC- Rio é premiada pela Abepro

Ao apresentar nova forma de previsão de fretes para navios de petróleo. A proposta é dar mais segurança e liberdade de análise para empresas que fazem transações com navios petroleiros.

O ex-aluno de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (Logística) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Rodrigo Ferreira Bertoloto, acaba de ser anunciado como um dos vencedores do Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) 2019, tendo sido o primeiro colocado na modalidade “Dissertação de Mestrado Profissional”. A premiação será realizada durante o 39º Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2019), de 15 a 18 de outubro, em Santos, São Paulo.

O estudo “Previsão de fretes de navios petroleiros no mercado spot”, orientado pelo Prof. Fernando Cyrino e defendido em 2018 na conclusão do mestrado profissional, tem como objetivo facilitar as negociações do transporte marítimo de petróleo e derivados, com a previsão dos custos do frete. Além disso, possibilita a criação de cenários futuros, possibilitando analisar os possíveis valores futuros dos fretes em diversas condições.

De acordo com Bertoloto, o benefício para o mercado é a possibilidade da previsão da taxa frete de navios petroleiros, contribuindo com a dinâmica das transações comerciais. Dessa forma, o estudo atende ao mercado spot, referente à contratação de frete para uma viagem isolada, para uma movimentação específica de um ponto a outro. Para o engenheiro, a proposta é um facilitador para o mercado, pois permite às empresas que afretam navios para transportar os seus produtos, uma maior segurança na hora das negociações. “Para os agentes participantes diretamente deste mercado, o melhor entendimento das relações comerciais oferece vantagem competitiva. A volatilidade dos mercados de contratação de transporte de petroleiros é considerável e a possibilidade de antecipação a tendências no mercado é de extremo interesse aos agentes, uma vez que agrega valor ao processo de tomada de decisão em negociações”, revela Bertoloto.

"Esse prêmio representa o sucesso da minha tentativa em conciliar o desenvolvimento da dissertação com um tema de interesse de empresas de petróleo. Agradeço aos colegas de trabalho que contribuíram com as análises desse estudo e aprovaram os resultados, culminando com o reconhecimento da academia que veio com o prêmio ABEPRO 2019”, declara o engenheiro vencedor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: