Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2008 - 10:05

Porto Municipal de Itajaí recebe Selo Social

Das oito metas, Porto foi certificado com cinco.

O Porto Municipal de Itajaí recebe nesta terça-feira, 29, a certificação do Selo Social. O programa, que é uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial de Itajaí (ACII), reconhece as empresas comprometidas com a Declaração do Milênio. Aprovada pela ONU em setembro de 2000, a Declaração lançou oito macro-objetivos a serem atingidos plenamente até 2015 através de ações concretas implantadas pelos 191 países-membros. Das oito metas estabelecidas, o Porto Municipal de Itajaí foi certificado com cinco.

Das 81 empresas que apresentaram projetos, 44 serão certificadas no evento desta terça-feira. O Porto Municipal foi certificado com os selos sociais de “Erradicar a extrema pobreza e a fome”, “Atingir o ensino básico universal”, “Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres”, “Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças”, “Garantir a sustentabilidade ambiental” e “Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento”.

Para a superintendente do Porto Municipal e vice-prefeita de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, a responsabilidade sócio-ambiental não pode ser vista apenas como obrigação do poder público. “Através da certificação do Selo Social podemos perceber que cada vez mais empresas estão se empenhando e sendo responsáveis tanto socialmente como ambientalmente. Prova disso é que na primeira edição do Selo Social foram certificadas 33 empresas. Nesta edição serão 44 empresas certificadas. É uma honra para o porto receber o Selo pela segunda vez e uma satisfação em ver que cada vez mais a sociedade organizada está participando”, ressalta Eliane.

Projetos - Entre outras iniciativas, o Porto Municipal de Itajaí foi certificado com o selo Empresa Amiga da Cultura, lançado pela Fundação Cultural de Itajaí. Com o patrocínio ao Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso (NIDAA), o porto foi a primeira entidade a aderir à iniciativa da Fundação Cultural. O NIDAA é a única escola pública do método cubano de balé clássico no Brasil. O Núcleo funciona desde 2005 e conta com quase 100 alunos da Rede Municipal de Ensino.

Meio Ambiente - No dia 03 de abril o governo municipal assinou convênio de transferência de recursos com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) para implantação do Parque Natural Municipal do Atalaia. A área, com quase 200 mil metros quadrados, ainda possui Mata Atlântica e foi adquirida pelo Porto Municipal de Itajaí com custo de R$ 1,2 milhão.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio o presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz, destacou a importância da Educação Ambiental e dos cuidados com o meio ambiente. “Hoje sofremos as conseqüências do descuido em relação à natureza. Estamos vendo o degelo dos pólos e o problema da falta de água potável. A iniciativa do Porto de Itajaí é algo que precisamos ver cada vez mais”, destacou Kreuz.

Saúde - O programa Porto Saudável é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, com o Porto de Itajaí e o Teconvi. O programa foi criado com o intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas que trabalham dentro do porto.

Dentro do programa Porto Saudável, são realizadas várias campanhas. Entre elas o programa DST/HIV, que oferece exames de hepatite, HIV e sífilis. Além da disseminação de informações e exames gratuitos, o programa ainda oferece orientação para os casos positivos. As campanhas de vacinação contra a febre amarela, desratização e dedetização da área portuária, conscientização contra o fumo, palestra sobre LER/DORT e campanha de hipertensão e glicemia também fazem parte do programa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: