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25/07/2019 - 09:01

Wartsila fornecerá primeiros equipamentos que tratam a água de lastro na AL


Os primeiros a receberem são os navios chilenos. O equipamento visa atender a resolução da Organização Marítima Internacional (IMO) e serão entregues a agência marítima chilena em setembro e outubro.

Wärtsilä anunciou em comunicado oficial a conquista dos primeiros contratos da América Latina (AL) de seu sistema para tratamento de água de lastro para adequar as embarcações às resoluções da IMO.

O projeto é uma parceria da Wärtsilä com a Humboldt Shipmanagement e visa o fornecimento de componentes para o tratamento da água de lastro para navios.

As primeiras embarcações da América Latina a receberem os equipamentos, pertencem a agência marítima chilena Ultranav e serão os navios tanque para transporte de óleo e produtos químicos “Puma” e “Culpeo”, ambos de bandeira panamenha.

A entrega dos equipamentos pela Wartsila está prevista para setembro e outubro deste ano e os navios chilenos passarão a fazer parte de uma nova geração de embarcações adaptadas às alterações nas normas ambientais visando preservar o ecossistema global.

O sistema — A tecnologia utilizada para o tratamento da água de lastro dos navios é chamada de Wärtsilä Aquarius EC BWMS e fará a eletro-cloração (EC) da água de lastro na própria tubulação através de um equipamento instalado em uma derivação. Segundo a Wartsila o processo é seguro, flexível e econômico e permite a eliminação de espécies aquáticas invasora. A empresa já anunciou o desenvolvimento de um outro sistema de mesma função denominado Aquarius UV, que utiliza o tratamento por ultravioleta (UV).

“Em um cenário global mais integrado, nossas soluções buscam uma operação amigável com o meio ambiente, integrando tecnologia para atender às novas regulamentações nos mercados mais exigentes”, afirma Adolfo Medina, gerente de Vendas de Marine Business da Wärtsilä Chile.  

O gerente de Frotas da Humboldt Shipmanagement, Ramiro Hernández Avila, afirma que, em equipamentos altamente complexos, a companhia deve garantir que a qualidade dos componentes mecânicos e eletrônicos permita que a frota e a tripulação operem com máxima segurança e no mais alto padrão. “Para o grupo Ultranav é muito importante aderir às recomendações e resoluções da IMO (Organização Marítima Internacional) para evitar a transferência de microrganismos que podem alterar o ecossistema de outros locais, além de cumprir integralmente a regulação e permitir que nossos clientes satisfaçam seus compromissos comerciais de transporte marítimo. Confiamos no alto prestígio que a Wärtsilä tem na indústria naval e acreditamos que a qualidade e a tecnologia utilizadas garantirão uma longa vida útil destes equipamentos.”

O acordo internacional de controle e gerenciamento da Água de Lastro e Sedimentos de Navios foi assinada em 2004, mas depois de muitas discussões, só entrou em vigor em 2017.

A intenção da resolução da IMO é regulamentar a gestão e controle da água de lastro dos navios, a fim de minimizar o risco de disseminação de organismos aquáticos nocivos e agentes patogênicos, que ameaçam o ecossistema do planeta.

Assim os navios enquadrados na convenção da IMO precisam receber a instalação de um sistema de Tratamento de Água de Lastro como este desenvolvido pela Wartsila ou no caso de novas embarcações receber o sistema no momento da construção nos estaleiros.

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