Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2019 - 11:13

adidas By Stella McCartney desenvolve peças de alta performance

E continua lutando por um futuro mais sustentável para o esporte.

A adidas by Stella McCartney revelou dois conceitos: uma blusa com capuz 100% reciclável e um vestido para as quadras de tênis produzido com uma mescla de fios de Microsilk™ e celulose.

Os protótipos são a última iniciativa da marca em sua jornada de redução do impacto ambiental, indo além da promessa de plástico recondicionado e contemplando a possibilidade de produtos biodegradáveis.

As peças foram desenvolvidas em conjunto com as companhias Evrnu e Bolt Threads, duas parcerias que surgiram da política colaborativa da adidas para cocriação do futuro esportivo.

A adidas dá mais um passo em direção à sua busca continua pelo fim dos resíduos de produção. A marca apresenta duas peças inovadoras na linha adidas by Stella McCartney. A primeira, uma blusa confeccionada com fibras NuCyclTM da Evrnu a partir de tecidos descartados. A segunda, um vestido para as quadras de tênis, feito com uma mescla de fios de Microsilk™ e celulose.

Hoje, o mundo produz uma quantidade estimada de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano e a adidas by Stella McCartney, com a ajuda das suas parcerias, está ajudando a transformar esse problema em uma solução de design mais sustentável. Os novos produtos ecológicos foram desenvolvidos como parte da política de criação open source da adidas na parceria com a Evrnu e a Bolt Threads:

A blusa Infinite adidas by Stella McCartney foi feita com a empresa de inovações têxteis, Evrnu. O produto de performance sinaliza um direcionamento: rumo a uma realidade em que produtos podem ser completamente reciclados e recondicionados. Usando tecnologia NuCycl™ da Evrnu, a blusa Infinite é confeccionada com 60% de NuCyclTM, e 40% algodão orgânico resgatado de aterros, podendo ser reutilizado diversas vezes.

O vestido Biofabric da adidas by Stella McCartney, feito para as quadras de tênis, é um protótipo desenvolvido em parceria com a Bolt Threads, empresa especializada na produção de materiais e fibras sustentáveis por meio de bioengenharia. Ele é o primeiro do tipo, produzido com uma mescla de fios de celulose e Microsilk™, material capaz de tornar-se totalmente biodegradável no fim de sua vida útil, gerado a partir de proteínas à base de ingredientes renováveis como água, açúcar e levedura.

A inspiração por traz de tudo isso é simples: criar produtos de alto desempenho para atletas e para o resto do mundo. Para tornar este sonho realidade, a adidas está explorando maneiras de minimizar o desperdício por meio de três pilares:

Produção com Plástico Recondicionado direcionado a um dos maiores desafios da marca nos dias de hoje: reduzir a dependência do plástico virgem e emissões de CO2 associadas ao processo. A primeira solução para o problema, já em 2015, foi o lançamento do primeiro sneaker adidas x Parley, criado a partir da coleta de lixo plástico nos oceanos e redes de pesca ilegais em alto mar. Nos quatro anos desde então, a adidas montou uma cadeia de suprimentos escalonável para produzir 11 milhões de pares de tênis com Parley Ocean Plastic até 2019, e além disso, visa usar apenas poliéster reciclado nos seus produtos até 2024.

Feito para ser Refeito o próximo passo foi criar produtos não sejam descartados nas praias e aterros para começo de conversa. Por meio de sistemas fechados, matérias primas podem ser desconstruídas e recondicionadas. No começo do ano, vimos isso no lançamento do Futurecraft.Loop, sneaker de corrida reciclável que pode ser retornado, reciclado e usado na produção de um novo par. Hoje, podemos ver a mesma ideia na blusa Infinite adidas by Stella McCartney.

Feito para ser Biodegradável Nossa ambição é criar um ciclo biônico em que produtos possam ser completamente biodegradáveis, reintegrando-se ao ecossistema natural. Usando materiais desenvolvidos a partir de recursos naturais, ou produzidos em laboratório com células e proteínas, como no vestido adidas by Stella McCartney, a adidas mostrou que é possível criar a partir de matérias-primas naturais, um passo importante na missão da marca de explorar soluções inovadores que possam, em certo momento, voltar à natureza.

James Carnes, Vice Presidente de Criação Estratégica na adidas, afirmou: "Criar produtos com lixo plástico reciclado foi nosso primeiro passo. O próximo desafio é eliminar completamente o conceito de resíduos. Com foco em três pilares, vamos explorar maneiras de criar produtos que possam ser completamente recicláveis ou biodegradáveis. Não temos todas as respostas e sabemos que não vamos conseguir sozinhos. Ao trabalhar em parceria com empresas que compartilham a nossa visão, como Evrnu e Bolt Threads, podemos combinar o conhecimento da indústria esportiva ao expertise sustentável."

Nas palavras de Stella McCartney: "A moda é uma das indústrias mais nocivas para o meio ambiente. Não podemos mais esperar para encontrar respostas e alternativas. Ao criar uma maneira realmente colaborativa de abordar o problema do desperdício têxtil, podemos empoderar a indústria inteira e trazer práticas mais sustentáveis. Com a adidas by Stella McCartney, estamos criando produtos de alta performance que também protegem o futuro do planeta."

Os lançamentos da blusa Infinite e do vestido Biofabric coincidem com o drop da coleção do segundo semestre 2019 da adidas by Stella McCartney, que conta com tecidos inovadores criados de formas mais sustentáveis, sem abrir mão de desempenho ou estilo.

O adidas Group é um líder global na indústria de bens esportivos, oferecendo um abrangente portfólio de calçados, equipamentos e produtos para a prática de esportes e para o dia a dia, por meio de suas principais marcas adidas, Reebok e TaylorMade. Com sede em Herzogenaurach, Alemanha, a empresa emprega mais de 56.888 pessoas ao redor do mundo, tendo gerado vendas de aproximadamente € 21,2 bilhões em 2017.

A colaboração adidas by Stella McCartney foi lançada há mais de dez anos, na primavera/verão de 2005. Uma pioneira na categoria de desempenho esportivo feminino, a adidas by Stella McCartney combina o comprometimento da adidas em tecnologia de vanguarda com o estilo único de Stella. A cada nova coleção, a marca apoia as mulheres ao redor do mundo, celebrando sua energia e criatividade. Com o compromisso de oferecer performance sem igual e muito estilo, a linha altamente inovadora consiste em equipamentos, calçados e acessórios que abrangem as disciplinas de corrida, treino, yoga, tênis e natação.

A Evrnu —Pensamento inovador. Impacto do tamanho do mundo. A Evrnu, uma empresa de inovações têxteis especializada em tecnologias de fibra, inventou um novo tipo de fibra produzida por meio de engenharia, com excepcional performance e vantagens ambientais, criada com roupas jogadas fora.? NuCycl™ by Evrnu é a primeira tecnologia a estender o ciclo de vida dos tecidos de uso único que temos hoje ao converter o pré e o pós consumo, além de materiais têxteis pós-industriais, para criar fibras completamente novas. As roupas produzidas com NuCycl™ by Evrnu podem ser desconstruídas até o nível molecular e regeneradas múltiplas vezes para criar novas roupas. Atualmente sendo adotado pelos melhores estilistas, marcas e lojas do mundo, o NuCycl®™ by Evrnu está fazendo com que a economia circular se torne realidade. NuCycl™ by Evrnu.? Vista a solução.?|www.evrnu.com

Bolt Threads — Materiais muito melhores para um mundo muito melhor. A Bolt Threads é uma empresa de inovações em materiais que está criando a nova geração de fibras de desempenho por meio de avanços em biotecnologia. Como uma empresa comprometida em criar materiais que sejam melhores para o planeta, a tecnologia da Bolt se afasta dos polímeros de origem petrolífera e seus processos tóxicos, avançando rumo a materiais renováveis, produção de ciclo fechado e materiais que possam ser biodegradáveis. Em março de 2018, a Bolt foi a primeira empresa a trazer ao mercado seda de aranha produzida por bioengenharia, seguida do Mylo™, um material semelhante ao couro e derivado do micélio, além da proteína b-silk™, feita em parceria com a empresa de cuidados com a pele Eighteen B, em 2019. | www.boltthreads.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira