Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2019 - 07:50

Grupo Volkswagen é o Grande Vencedor da 9ª Edição do Prêmio REI

Companhia venceu em sete categorias e se destacou tanto em automóveis como comerciais; Toyota levou três estatuetas. Vencedores do Prêmio REI foram escolhidos por um júri formado pela equipe de Automotive Business e jornalistas especializados em veículos leves e pesados

Com sete vitórias em 14 categorias, o Grupo Volkswagen foi o grande destaque da nona edição do Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação), organizado anualmente desde 2011 por Automotive Business. A fabricante de automóveis levou cinco troféus, incluindo o de Montadora do Ano, enquanto a associada do mesmo grupo Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) ganhou mais dois REIs. A Toyota também se destacou, foi a segunda maior vencedora, com três estatuetas.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e chairman do Grupo Caoa, foi o eleito na categoria Liderança de Montadora pelo trabalho realizado com a marca Caoa Chery. Como Liderança de Fornecedor, venceu Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina. A MWM Motores foi a empresa reconhecida na categoria Fornecedores.

Os vendedores do Prêmio REI 2019 receberam seus troféus na sexta-feira, 28, em evento realizado no Cinemark do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Os quatro finalistas de cada categoria foram escolhidos pelo júri formado pela equipe de Automotive Business e jornalistas especializados em veículos leves e pesados. Depois, leitores da revista AB, do Portal AB e participantes do evento #ABX19, realizado em 27 de maio passado, escolheram os vencedores por votação direta.

Os vencedores e finalistas das 14 categorias do Prêmio REI 2019.: Montadora: Volkswagen — O maior ciclo de lançamentos da indústria no Brasil — Com 20 lançamentos programados até 2020 (13 já feitos desde 2017), a fabricante ganhou participação de mercado e espera crescimento de dois dígitos para 2019. Seu primeiro SUV nacional, o T-Cross, abre perspectivas não só para o mercado interno como também para exportação, com a expectativa de envio para cerca de 50 países, inclusive fora da América do Sul.

Outros finalistas: Toyota —O melhor desempenho em 60 anos no Brasil | . VW Caminhões e Ônibus — Performance que ficará na história | . Mercedes-Benz — Salto tecnológico em 2018.

Fornecedores: MWM Motores — Gerenciamento da cadeia de suprimentos e atendimento ao cliente — A capacidade de gerenciamento da cadeia de suprimentos e atendimento ao cliente renderam à MWM a estatueta no Prêmio REI 2019. O time de planejamento de materiais da fabricante realizou um trabalho intenso para superar as adversidades e manter as linhas de produção rodando. Como resultado, a empresa manteve ininterrupto por mais de 60 meses o fornecimento ao principal cliente da MWM Motores, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).

Outros finalistas e cases da categoria: Aethra — Inovações para ficar à frente do mercado | Sabó — Revolução no mercado com juntas em processo de nanotecnologia | Usiminas — Aços de alta resistência para suspensão de veículos automotivos.

Liderança de Montadoras: Carlos Alberto de Oliveira Andrade, chairman Grupo Caoa — O empresário fez decolar a Caoa Chery no mercado brasileiro em 2018, após o anúncio de acordo de cooperação tecnológica e comercial com a montadora de origem chinesa. No primeiro ano de vida, a Caoa Chery saltou da 20ª para a 15ª posição no ranking das marcas mais vendidas de automóveis no País. No fim de maio de 2019 subiu para a 14ª colocação. Paralelamente, as parcerias com Hyundai e Subaru, além de permanecer por quase 40 anos como o maior distribuidor Ford na América Latina, resultaram em mais de 1,2 milhão de veículos vendidos pela Caoa.

Outros finalistas da categoria | Philipp Schiemer, presidente Mercedes-Benz do Brasil | Pablo Di Si, presidente Volkswagen América do Sul | Roberto Cortes, CEO VW Caminhões e Ônibus.

Liderança de Fornecedor: Besaliel Botelho, presidente Robert Bosch América Latina — O papel do executivo na indústria automobilística foi além de sua atuação à frente da sistemista que já tem 65 anos só de Brasil. Uma equipe multidisciplinar liderada por Botelho contribuiu de maneira ativa na construção do programa do Rota 2030, especialmente no que se refere aos temas de desenvolvimento da cadeia de fornecedores, eficiência energética e segurança veicular.

Outros finalistas da categoria: Pietro Sportelli, presidente Aethra| Marcos de Oliveira, presidente Iochpe Maxion | David Randon, presidente das Empresas Randon.

Veículos de Passageiros: Toyota Yaris — Lançado no Brasil em julho de 2018 nas configurações hatch e sedã, o Yaris preencheu uma lacuna entre as linhas Etios e Corolla dentro da rede Toyota. Produzido em Sorocaba (SP), o modelo pode ter motor 1.3 de 101 cv (exclusivo do hatch) ou 1.5 de 110 cv (para as duas carrocerias). O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático do tipo CVT (continuamente variável), capaz de simular sete marchas.

Outros finalistas da categoria: Caoa Chery Tiggo 5x | Caoa Chery Tiggo 7 | Citroën C4 Cactus.

Veículos Premium: Volkswagen Tiguan Allspace — Construído sobre a plataforma modular MQB, o Tiguan Allspace cresceu e ganhou opção para sete ocupantes. É importado do México e pode ter motor 1.4 TSI flex de 150 cv ou 2.0 TSI (também turbo, mas só a gasolina) de 220 cv. Este último é disponível somente para a versão R-Line 4Motion, a mais completa. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem, com seis marchas no 1.4 ou sete no R-Line.

Outros finalistas da categoria: Mercedes-Benz Classe A | Mercedes-Benz Classe C 200 EQ Boost | Volvo XC40.

Veículos Comerciais Leves: Volkswagen Amarok V6 — A versão topo de linha da picape chegou ao Brasil em fevereiro de 2018 para impulsionar as vendas do modelo, que até então só contava com motorização de quatro cilindros. A nova opção de seis cilindros em V e 225 cavalos transformou-a na picape mais potente do mercado brasileiro. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral 4Motion de série.

Outros finalistas da categoria: Citroën Jumpy Minibus | Nissan Frontier argentina | Peugeot Expert Minibus.

Veículos Pesados: VW Delivery 9.170 — A nova família Delivery foi apresentada em 2017, mas os modelos de 3,5 a 13 toneladas foram sendo introduzidos gradualmente no mercado. Os caminhões são voltados à logística urbana. A preocupação da engenharia foi utilizar materiais mais leves e criar veículos ágeis e robustos. Com melhorias na suspensão, motor, freios e eixos, o Delivery 9.170 funciona bem nas entregas urbanas e tem capacidade e potência para levar cargas também entre cidades.

Outros finalistas da categoria: Mercedes-Benz Axor 3131 Canavieiro Autônomo | Scania Nova Geração de Caminhões | Volvo VM Canavieiro Autônomo.

Inovação Tecnológica: Volksbus E-Flex — A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) desenvolveu um conceito abrangente e inovador de flexibilidade para veículos comerciais: a arquitetura modular flexível elétrica. Essa iniciativa resultou em um ônibus com tração 100% elétrica, suportado por um pequeno conjunto de baterias e um motor 1.4 TSI (turbo) de automóvel, empregado como gerador, que pode ser abastecido com gasolina, etanol, gás natural ou biometano.

Outros finalistas e cases da categoria: Bosch – Industria 4.0 – Smart Retrofit | Toyota – Tecnologia Híbrida Flex – pioneirismo global | ZF do Brasil – Transmissão automatizada Made in Brazil.

Inovação de Startups: Eaton – Investimentos em startups no Brasil — Em 2018, a Eaton firmou parceria com a Liga AutoTech, programa de atração de startups com propostas específicas para o setor automotivo e de transporte de carga, organizado pela aceleradora Liga Ventures. Atualmente, a Eaton tem diversos projetos piloto em andamento com potencial para abrir novas frentes de negócio, além de soluções já em uso. Com as startups, a empresa ganhou dinamismo e passou a ter ideias o tempo todo para aproveitar as oportunidades de negócio.

Outros finalistas e cases da categoria: Mercedes-Benz e TruckPad – Acesso a uma enorme base de dados sobre caminhões no Brasil | Toyota – Projeto Bynd – startup vencedora do desafio Inovemob | Nissan – Inovação no atendimento ao cliente com a inteligência artificial Laura.

Inovação em Distribuição: Volkswagen — Concessionária digital, uma nova forma de vender e comprar carros — O Brasil foi o primeiro mercado a implementar o formato de concessionária digital da Volkswagen, um conceito inovador de venda de automóveis. Equipadas com ferramentas digitais, essas revendas proporcionam uma nova experiência do cliente com a marca. Lançado a partir de um projeto piloto em dez pontos no País, conta com lojas digitalizadas, flexíveis, enxutas e com espaços de convivência. Até o fim de 2019, cerca de 100 pontos de venda contarão com a tecnologia.

Outros finalistas e cases da categoria: FCA – Concessionária digital Fiat | Mercedes-Benz – Mercado de peças | Meritor e MWM – Aliança estratégica.

Inovação em Mobilidade: Toyota – Projeto de compartilhamento de carros em parceria com a moObie— A Toyota tem trabalhado em soluções a fim de fornecer mobilidade inteligente. Para isso, a fabricante atua em um projeto de compartilhamento de seus veículos. Durante o Salão do Automóvel de 2018, a empresa anunciou parceria com a startup Moobie para a criação do projeto piloto de compartilhamento de veículos, Toyota Mobility Service. Inicialmente, está disponível para os colaboradores da empresa de São Bernardo do Campo (SP) e do Banco Toyota.

Outros finalistas e cases da categoria: BMW — Marca atinge 110 pontos de carregamento e lidera infraestrutura de carros elétricos no País | SBCTrans – Empresa lançou o “Partiu SBC”, aplicativo com inédito serviço de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais | Nissan – Programa Nissan Intelligent Mobility promove ações e tecnologias, além da preparação do Leaf.

Inovação em Gestão: Volkswagen 1 Inteligência Artificial na comunicação com empregados — Com base na experiência dos manuais cognitivos de alguns de seus carros (elaborados a partir da tecnologia IBM Watson de inteligência artificial), a área de recursos humanos da VW desenvolveu o Assistente Cognitivo, instalado no aplicativo VW&Eu para comunicação com os funcionários. Disponível para os 15,5 mil empregados, a ferramenta responde a questões sobre saldo de férias, banco de horas e plano médico, entre outros serviços e informações disponíveis tanto para horistas como mensalistas.

Outros finalistas e cases da categoria: Basf – Transformação digital como estratégia | Caoa – Com quatro lançamentos em menos de um ano, Caoa Chery impulsiona resultados | Mercedes-Benz – 10 mil colaboradores dão ouvidos aos clientes na Mercedes-Benz.

Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: Toyota – Projeto Águas da Mantiqueira da Fundação Toyota do Brasil— O oitavo ecossistema mais rico do planeta ocupa um território de 500 quilômetros de extensão, resguarda 5% da flora mundial e é responsável por abastecer com recursos hídricos mais de 14 milhões de pessoas por dia no Brasil. A Serra da Mantiqueira entrou em colapso e deixou milhões de pessoas sem ou com pouco acesso à água entre 2014 e 2015. Um estudo realizado pela Fundação Toyota do Brasil em Santo Antônio do Pinhal (SP), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), foi entregue ao poder público em 2018, visando a conservação da biodiversidade, o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico sustentável do município.

Outros finalistas e cases da categoria: Bosch (Autossuficiência no abastecimento de água industrial) | Cummins (Tecnologia Cummins a favor da sustentabilidade)| ZF (Produção de embreagens limpa e inteligente).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira