Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2019 - 07:32

Casa de Saúde de São José inaugura novo complexo de Medicina Esportiva

Unidade vai oferecer reabilitação cardíaca e exame com realidade virtual.

A Casa de Saúde São José inaugurou no dia 26 de junho (quarta-feira), o novo Laboratório de Performance Humana (LPH), área do hospital ligada à Medicina Esportiva. Inaugurado em 2017, a unidade ganhou destaque com o atendimento ao público interessado em melhorar o desempenho nas atividades físicas e adotar um estilo de vida mais saudável. A unidade cresceu, tanto em metragem quanto nos serviços oferecidos, e passará a funcionar em um imóvel de quase mil metros quadrados no Humaitá.

De acordo com o cardiologista Fabrício Braga, que é o responsável pelo projeto, além dos serviços que já eram disponibilizados como nutrição esportiva, fisiologia do exercício, treinamento em altitude, biomecânica, pediatria e endocrinologia do esporte 1 o LPH terá um foco maior na reabilitação, que poderá ser cardíaca, oncológica, pré-operatória e musculoesquelética. A ideia é que seja um espaço para a realização de uma reabilitação multimodal — exercício, dieta e atendimento psicológico — antes, durante e depois do tratamento convencional.

“O LPH é um local de avaliação, orientação e intervenção pelo prisma do exercício, com benefícios para o paciente e com vantagens na redução de custos do ponto de vista da gestão de saúde. Vamos buscar excelência em três grandes áreas de atuação: saúde, esportes e educação. Nosso objetivo é desenvolver esses pilares simultaneamente em um espaço único, aliando capacitação técnica e tecnologia”, explica Braga.

O novo projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 3 milhões e contará com inovações tecnológicas. Haverá uma sala multifuncional com realidade virtual e uma pista de marcha em tamanho real, que terá um aparelho pioneiro no Brasil para avaliação biomecânica. Outra novidade é a cozinha experimental, que receberá aulas para incentivar uma alimentação mais saudável.

“Essa iniciativa mostra que a Casa de Saúde São José decidiu investir na reabilitação dos pacientes com a utilização do exercício como forma de tratamento. O hospital segue o caminho inverso do mercado e busca uma melhor gestão dos custos das internações hospitalares por meio da atividade física. Não podemos nos preocupar apenas com a doença, é importante trabalharmos de forma preventiva e focada na saúde. Exercício é remédio”, destaca Braga.

O cardiologista afirma ainda que o novo LPH não será apenas um espaço de Medicina do esporte e do Exercício e irá oferecer outros atrativos, como aulas em grupo e cursos em diferentes áreas. “Além disso, estamos comprometidos a compartilhar toda a inovação do LPH e discutir as descobertas científicas mais recentes”, completa o cardiologista.

1. Serviços e infraestrutura: .Avaliação de condicionamento aeróbico (feita pelos médicos e fisiologistas do LPH) | . Medicina do Exercício (Dra. Fernanda Domecg e Dra. Christiane Prado) | . Pediatria do Esporte (Dr. Marcelo Riccio) |. Ortopedia (Dr. Alexandre Pallottino, Dr. Felipe Malzac, Dr. João Grangeiro) | . Fisiologia do exercício (Prof. Gabriel Espinosa)| . Endocrinologia Esportiva (Dr. Roberto Zagury) | . Nutrição clínica, esportiva e oncológica (Carolina Paz) | . Cozinha Experimental (Chef Patrícia Chagas).

Cardiologia do esporte (Dr. Fabricio Braga) — Destaque: teste cardiopulmonar realizado com analisador de gases Córtex em esteira, cicloergômetro (para aqueles que têm alguma limitação à corrida/caminhada) ou na bicicleta SRM (melhor e mais preciso medidor de potência).

Fisioterapia e reabilitação musculoesquelética (Fabio Feitosa e Luiz Fernando Alves) — Destaque: estação de trabalho muscular completa com a aplicação de diferentes sobrecargas durante o exercício, fazendo com que o paciente obtenha o máximo benefício na sua reabilitação.

Biomecânica (Prof. Jonas Gurgel - consultor responsável pelo projeto do parque de biomecânica do LPH) — Destaque: parque biomecânico completo com plataforma de força, eletromiógrafo e XSENS, permitindo a avaliação não apenas da biomecânica da corrida, mas de qualquer movimento do corpo. Pista para estudo de marcha.

Reabilitação cardíaca e oncológica (Prof. Leandro Toledo) — Equipamentos: quatro esteiras, duas bicicletas verticais, duas bicicletas horizontais, dois elípticos e aparelhagem completa para fortalecimento muscular e funcional. Monitorização por telemetria.

Treinamento em altitude simulada (Dr. Antonio Iyda) — Uso de equipamento que regula a fração de oxigênio do ar inspirado e simula os efeitos da altitude, facilitando assim a adaptação do atleta e prevenindo os efeitos colaterais desagradáveis da altitude.

Sala multifuncional com aulas coletivas para grupos específicos de reabilitação — Espaço que pode ser utilizado para aulas coletivas de alongamento ou exercícios funcionais para grupos com necessidades semelhantes. O ambiente terá recursos de realidade virtual permitindo, por exemplo, a simulação de atividades do dia a dia dos pacientes, verificando assim se eles já são capazes de executá-las e suas dificuldades.

Realidade virtual — esse recurso estará presente na sala multifuncional e será desenvolvido em parceria com o laboratório Techgraf da PUC, permitindo sua utilização como ferramenta terapêutica. A realidade virtual facilita a adesão dos pacientes ao tratamento, tornando a sessão de fisioterapia menos monótona e mais lúdica, através de feedback visual e auditivo. Essa prática permite ainda mapear o corpo do paciente e registrar os movimentos que ele tem mais dificuldade, auxiliando o profissional no diagnóstico. Enquanto o usuário pratica a atividade, o sistema armazena as informações para serem consultadas e comparadas futuramente.

Auditório com capacidade para 60 pessoas.

Capacidade diária: 27 sessões de treinamento avançado (atletas que desejam melhorar performance). | . 147 atendimentos para reabilitação cardíaca/oncológica. | . 104 atendimentos para reabilitação músculoesquelética em boxes individuais ou em espaços coletivos. | . 14 testes de avaliação de condicionamento aeróbico. | .10 avaliações biomecânicas. | www.segs.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira